1144x150 %284%29

SAÚDE

Conferência Municipal de Saúde elege novos conselheiros

Uso Consciente do SUS foi o tema da 14ª Conferência Municipal de Saúde

28/06/2017 - 09:41


No último sábado (24) aconteceu a 14ª Conferência Municipal de Saúde. Durante o evento foram discutidas políticas de saúde e aprovadas 124, das 155 propostas apresentadas pela comunidade durante as sete pré-conferências que aconteceram no mês de maio. Elas farão parte do Plano Municipal de Saúde 2018/2021. A 14ª CMS aconteceu no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, onde também foram eleitos os conselheiros para formar o novo Conselho Municipal de Saúde 2018/2019.

O médico da Estratégia de Saúde da Família, Fernando Pedroti, foi responsável pela palestra magna com o tema da conferência “A importância do Uso Consciente do SUS”. Com um discurso bem didático, Pedroti levou os conferencistas a refletirem sobre o Sistema Único de Saúde.

“Nosso papel é estimular a reflexão, análise do sistema e confrontar com a realidade. As conferências são espaços propositivos e de reflexão, para dizer para onde queremos caminhar. O SUS é um sistema gigantesco, abrange desde uma consulta até um transplante cardíaco pulmonar. Temos que reconhecer primeiro que ele é mantido com recursos públicos, ou seja, mantido pela sociedade. Então ele é nosso. E como cuidamos do que é nosso?”, questionou Pedroti.

“Mais de 99% das vezes temos resultados satisfatórios. São milhões de procedimentos todos os dias no país. É o SUS acontecendo e dando certo o tempo todo, mas porque só se ouve falar a parte que não dá certo?”, foi assim que o médico da Estratégia de Saúde da Família levou os conferencistas a refletirem e procurou estimular o sentimento de pertencimento e cuidado com o SUS.

O secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello, destacou o trabalho realizado nos últimos anos pelos conselheiros. “Meus parabéns a todos aqueles que contribuíram para o controle social por meio do trabalho realizado no Conselho de Saúde, a todos aqueles que voluntariamente se dedicaram nesses dois anos. Essa participação social deve ser fomentada cada vez mais, faz parte da democracia e só com esse envolvimento é que vamos conseguir identificar as demandas reais na área da Saúde. A população tem direito ao SUS, mas também tem muitas responsabilidades. Vamos nos dedicar para que Toledo tenha uma saúde com maior qualidade”, destacou o secretário.

A dchefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liell, disse que “muitas vezes trazemos nossas demandas individuais, mas aqui [na Conferência] elas se tornam coletivas. Todas as demandas devem ser colocadas na conferência, pois elas podem vir a se tornar uma política pública”, apontou Denise, citando exemplos de pessoas que buscavam resolver o seu problema pessoal, mas que levaram o sistema a discutir novos protocolos e a criar políticas públicas para aqueles atendimentos.

O prefeito Lucio de Marchi destacou o trabalho de todos os conselheiros da gestão que se findou. Falou da escassez de recursos para os municípios desenvolverem suas ações. “É no município que sai toda a arrecadação de impostos, é no município que as pessoas vivem e é aqui que estão concentrados os problemas. Por isso os recursos escassos devem ser muito bem destinados. E é ai que entra o conselho, pra nos ajudar a aplicar essa escassez de recursos nas políticas certas. Nós vamos respeitar muito as decisões tomadas aqui”, salientou Lucio.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso José Hubner, ressaltou a importância do trabalho integrado. “Nós, enquanto povo, temos que ocupar nossos espaços, que são os conselhos, esse espaço nos é garantido. As coisas só mudam quando a comunidade se mobiliza. Se o recurso não for bem usado vai resultar em despesas para nós. Mas se for bem usado vai resultar em saúde para a população. Eu aprendi estando à frente desse conselho que controle social é o que você faz e fiscaliza para melhorar a vida de todos”, frisou.

Celso permanece na função de presidente até a posse dos novos conselheiros, prevista inicialmente para o mês de março de 2018.

Da Assessoria

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29