Casa de not%c3%adcias 1144x150

CIDADANIA

Cidadania italiana é porta de entrada em mais de 140 países

Estudar, trabalhar e até mesmo começar uma nova vida fora do Brasil tornaram-se possibilidades cada vez mais reais entre os brasileiros. 

14/07/2017 - 11:56


Dados da Receita Federal mostram que mais de 20 mil brasileiros solicitaram a declaração de saída definitiva do Brasil, de janeiro de 2017 até agora - o número é quase três vezes maior do que 2011, com pouco mais de 8 mil pedidos. Dentre as alternativas legais para migrar para outro país está o reconhecimento da cidadania italiana, que vêm crescendo em virtude de muitos benefícios, como o acesso facilitado em mais de 140 países. Somente em 2016, no Brasil, foram 12 mil pedidos de nacionalidade reconhecidos pela rede consular, segundo o Instituto Nacional de Estatística da Itália (Istat).

Considerado um dos passaportes mais poderosos do mundo, o passaporte italiano oferece inúmeras oportunidades, como visto de trabalho facilitado, custos menores para estudo internacional e moradia, além de muitos benefícios legais concedidos pelo governo italiano, esteja o cidadão na Itália ou em países da União Europeia como França, Alemanha, Irlanda, Espanha, Portugal, entre outros. Dentre os países que mais oferecem benefícios aos seus cidadãos, a Itália aparece dentre as primeiras posições, junto dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Coreia do Sul, Alemanha e Suécia. Os números são de uma pesquisa feita pela Henley & Partners com 219 países e territórios.

"Viver legalmente em outro país com o auxílio da nacionalidade europeia é uma oportunidade inquestionável, especialmente com a globalização dos empregos e estudos e uma recessão que vem deixando muitos brasileiros preocupados com o futuro", afirma Péricles Puccini Junior, da Soggiorno Italiano. O escritório, localizado na província de Brescia, Lombardia, no Norte da Itália, é especializado em assessoria para brasileiros de origem italiana que recorrem ao reconhecimento da cidadania como alternativa para migrar para outro país. Há três anos morando na Itália com a família, Puccini já foi presidente do Circolo Veronesi di Erechim, No Rio Grande do Sul, e vice presidente da Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (FAINORS). Desde 2010 trabalha com assuntos relacionados à cidadania italiana.

Hoje é possível reconhecer a cidadania italiana de duas formas: no Brasil e na Itália. Aqueles que optam pelo Brasil podem esperar em média até 12 anos para que o processo seja concluído, visto que a fila de espera é grande e a capacidade de atendimento dos consulados é pequena, se comparada à demanda. Já aqueles que querem um processo mais rápido optam pelo reconhecimento diretamente na Itália, que dura em média de 60 a 120 dias, geralmente com o apoio de assessores para auxiliar no processo.

"Apesar de ser um direito de quase todos aqueles que têm descendência italiana, faltam informações para os interessados em iniciar o processo, que não é simples e pode durar muito tempo se feito no Brasil. Muitos ainda acreditam que reconhecer diretamente na Itália pode ser "custoso demais e quase impossível", pondera Puccini.

Sobre o valor, o assessor explica que, diferente do que muitos pensam, é acessível, ainda mais se visto como um investimento. Aos interessados, a equipe da Soggiorno faz atendimento via e-mail e Skype, analisa de maneira gratuita os documentos necessários bem como orienta passo a passo para iniciar o processo. Caso o serviço seja contratado, o interessado viaja até a Itália e recebe todo o acompanhamento necessário durante a estadia e também para os trâmites burocráticos, até o reconhecimento da cidadania italiana.   

A oportunidade é de fato indiscutível, mas há de ser muita atenção e cuidado. Pesquise muito antes de fechar o processo, pois, com a crescente busca pelo reconhecimento da cidadania italiana, muitos "profissionais" não passam de aventureiros que prometem coisas impossíveis e aproveitam da boa fé das pessoas e da falta de informação. Pesquise em ferramentas de busca o nome do profissional e da empresa que realiza o serviço, verifique se o profissional tem uma partita IVA válida (registro que autoriza o serviço prestado por aquele profissional), converse com pessoas que tenham feito o processo com o profissional que está em contato e certifique-se de que o comune (cidade) onde será feito o processo não está sob investigação italiana.

O processo pode ser feito ainda de maneira autônoma, diretamente pelo interessado, desde que haja um bom conhecimento do idioma italiano e da legislação sobre o processo. Também é importante conhecer o comune em que escolheu residir e estar preparado financeiramente para o período em que ficará na Itália, pois não é permitido trabalhar no país enquanto o processo é realizado.

Soggiorno Italiano

Assessoria que viabiliza o processo para o reconhecimento da cidadania italiana administrativa e judicial. Fundado há três anos, o escritório está localizada na província de Brescia, Lombardia, no Norte da Itália, e é representante de um dos mais renomados studi legali (escritório de advocacia) da região. Dentre os serviços prestados, viabiliza a cidadania italiana per derivazione materna (para descendentes de mulher italiana nascida antes de 1948), presta orientação para cônjuges de cidadão italiano, trabalha com apostilamento de documentos italianos para utilização no Brasil, faz tradução e pesquisa, e realiza a busca de documentos na Itália. Fanpage Soggiorno Italiano.

Sem nome %281144 x 250 px%29