Casa de not%c3%adcias 1144x150

TECNOLOGIA

Provedor de Internet regional garante CDN da Netflix

Depois do servidor da Google e o IPv6, agora é a vez da Netflix perto de casa

19/07/2017 - 16:59


Que tal assistir a sua serie ou filme favorito da Netflix com qualidade HD e em alta velocidade? Isso já é possível porque Toledo conta com a tecnologia CDN (Content Delivery Network). Isso significa que encurtamos o caminho para acessar estes conteúdos. Com esta e outras recentes inovações a região tem acesso aos dados de forma mais rápida e com maior qualidade.

Toledo está alinhada a tecnologias dos grandes centros quando o assunto é Internet. Recentemente o município tornou-se sede do servidor da Google e passou operar em IPv6 - Internet Protocol – IP, a tecnologia da Internet das coisas. E agora a novidade é o CDN da Netflix.

Um CDN (Content Delivery Network) é uma rede de distribuição de informação que permite fornecer conteúdo da Web de uma forma mais rápida a um grande número de usuários, distribuindo o conteúdo por múltiplos servidores, direcionando o conteúdo ao consumidor com base na proximidade do servidor.

O diretor da Toledonet Telecom, Marcos Claudemir Thielke conta que a empresa planejou cada um dos investimentos de olho nas demandas do mercado. “Estamos numa região de alto desenvolvimento e consequentemente o nível de exigência está à altura. Buscamos as tecnologias que estão disponíveis nos grandes centros, nas capitais”.

Thielke explica o que muda com a presença do CDN da Netflix. “A Internet são como estradas, o que os provedores garantem são os acessos a elas, neste caso, encurtamos o caminho. É como você buscar o que precisa na esquina de casa. Com o CDN em Toledo o conteúdo está mais próximo. Quem tem Internet de fibra óptica consegue assistir o filme em qualidade HD, porque a conexão é da casa do cliente direto conosco”.

Para que este caminho fosse encurtado foi delineado o perfil do consumidor de Toledo e região. “A Netflix tem um protocolo que determina o perfil dos usuários, conforme os hábitos de consumo. Na fase de instalação e testes eles mapearam o que a população mais assiste, como series e filmes... e  este conteúdo esta hospedado no CDN. O protocolo utilizado é um AS - Autonomous Systemque é um número e dentro dele ficam os IPs (a forma como participamos da Internet). Somos uma das mais de  656 mil rotas que eles tem espalhadas no mundo”.

Para garantir o CDN no município, a Toledonet Telecom precisou disponibilizar a Netflix a capacidade de armazenagem apontada pelo mapeando do perfil do consumidor.

O diretor avalia as recentes conquistas tecnológicas. “A Toledonet tem o mesmo posicionamento de mercado dos provedores dos grandes centros. Somos um provedor de olho no futuro. Fomos os primeiros a trazer a tecnologia de fibra óptica (depois de quatro anos o concorrente chegou), trouxemos o IPv6, o Google, a Netflix e agora estamos em busca do Facebook”, anunciou Marcos Thielke.

Sem nome %281144 x 250 px%29