1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TOLEDO

Toledo possui 18% das estradas do interior asfaltadas

Dos 1700 Km de estradas do interior, cerca de 300 km já estão pavimentadas garantindo conforto e qualidade para o escoamento da produção agropecuária do município

20/07/2017 - 14:13


O interior de Toledo tem o solo fértil. A terra vermelha produz alimentos para o mundo, e levar a produção, já não é mais dificuldade. O município tem 18% das estradas rurais asfaltas, um percentual bastante elevado se comparado a outros municípios do estado, que têm menos de um por cento. São quase 300 quilômetros de asfalto no interior e ainda tem muito mais pra vir. Na noite de quinta-feira (13) os moradores de Linha Flórida assinaram o contrato de pavimentação em dois trechos, na Linha Pasqualli, onde serão realizados 1,67 km e na Linha Nova Brasília 2,27 km.

O programa Rodovias Rurais existe desde 2005 e atualmente funciona no sistema de 70/30. O município arca com 70% do custo total da pavimentação asfáltica e os moradores se responsabilizam pelos 30% restantes. O valor do asfalto rural é de R$ 300 mil por km. A comunidade recebe o carnê para efetuar os pagamentos. Quitados 50% do valor as obras começam.

O marco dos 300 km de Rodovias Rurais será totalizado na obra de pavimentação na Linha Santo Antônio, que está em andamento. Além dela, outros seis contratos de asfalto rural foram assinados este ano: Linha São João, Linha Arapongas, três trechos na Linha Flórida, Linha Comim e Linha Buê Caé.

Segundo o secretário de Infraestrutura Rural, André Silva (Chumbinho) o percentual de 18% de estradas asfaltadas é ótimo. “Nós temos 1.700 quilômetros de estradas rurais e destas, 300 estão asfaltadas, representando 18 por cento do total. A grande maioria dos municípios do estado tem menos de 1 por cento de estrada rural asfaltada. Maringá, por exemplo, tem 460 quilômetros de estradas rurais e está ainda na fase do cascalhamento. Nossas estradas rurais podem ser comparadas a estradas rurais de primeiro mundo”, afirmou o secretário.

As estradas rurais asfaltadas representam qualidade no escoamento da produção e facilitam o recebimento de equipamentos e produtos para as atividades agropecuárias. Isso significa mais agilidade e precisão para o campo.

Seu Ervino Canevese cresceu na Linha Flórida, no interior de Toledo e comenta da sua satisfação de viver em um município que valoriza o homem do campo. “Eu me criei aqui e só vou sair daqui quando Deus me chamar, porque viver da agricultura e nessa localidade é o melhor possível. Esse asfalto significa conforto e respeito pelo nosso trabalho. Eu fico muito feliz por morar e trabalhar aqui”, disse.

O modelo de pavimentação rural atualmente utilizado tem 7 metros de compactação, sendo 6 metros de largura com asfalto, dos quais 3,5 metros de pista central e 1,25 cada de acostamento. A pintura é feita nas laterais, estimulando o uso da área central da pista.

Sem nome %281144 x 250 px%29