Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Jovens do CJU Europa desenvolvem projeto “Amigos da Leitura”

O projeto prevê atividades como teatro, poesias, paródias e hora do conto

20/07/2017 - 17:16


Com o objetivo de proporcionar atividades artísticas e culturais que estimulem o hábito da leitura entre jovens, foi criado no Centro da Juventude Marcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa/América, o projeto ‘Amigos da Leitura’. A proposta surgiu a partir de uma conversa entre os jovens e a bibliotecária do Centro.

A assistente bibliotecária do CJU, Luci Araújo da Silva conta que o objetivo é aprimorar a linguagem e escrita dos jovens. “Os nossos jovens passam muito tempo no celular e as mensagens trocadas entre eles são cheias de erros, isso interfere na escrita e na própria fala”, comenta.

Luci explica que o projeto prevê ações como teatro, poesia, paródia e à hora do conto. O objetivo é levar as apresentações para espaços além do CJU. “Estamos buscando junto com o diretor de apoio à Juventude, Jairo Luiz Cerbarro, uma forma de levar isso para as escolas e para o Lar dos Idosos. Acreditamos que com as apresentações haverá maior envolvimento entre os jovens”.

A primeira apresentação acontece nesta sexta-feira (21), no CJU da Europa, às 19h30. “Vamos apresentar um teatro para a comunidade, por isso estou falando para os alunos chamarem os familiares para prestigiarem e assim recebemos o retorno do público sobre o nosso teatro e termos um norte para dar continuidade”, salienta.

A aluna do Centro da Juventude, Lilian Carreiro, diz que veio de Londrina e começou a frequentar o espaço por incentivo da mãe. “Minha mãe comentou sobre o CJU e sobre as atividades que eram oferecidas no Centro, eu procurei o local e gostei. Agora boa parte do meu tempo eu passo aqui”

Lilian afirma que a bibliotecária sempre incentivou a leitura. “Ela propôs montarmos um projeto. Eu conversei com os outros jovens que gostam da leitura, assim como eu, e assim formamos o ‘Amigos da Leitura’”.

Lilian explica que os encontros geralmente são marcados por um grupo no WhatsApp, criado por eles. Ela defende a participação de quem quem gosta da leitura. “Não adianta termos no projeto jovens que não gostam de ler, porque o nosso foco é passar o incentivo a leitura e isso deve ser algo natural”, finaliza.

Com informações da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29