Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

5ª Essência Fetter Company promove evento beneficente neste sábado

Comemoração é alusiva aos doze anos de atuação da companhia em Toledo

25/07/2017 - 18:05


O hip hop está em desenvolvimento no mundo todo. A música, o rap, a dança e os artistas de rua estão cada vez mais sendo reconhecidos por seus trabalhos. Em Toledo, um dos maiores exemplo deste movimento é a 5ª Essência Fetter Company, que atua no município desde 2005. No sábado (29) a companhia vai promover um evento beneficente em alusão aos seus doze anos. A comemoração vai ser no espaço da Gramixinga, às 19h, com a entrada no valor de R$ 10,00.

A festa vai contar com apresentações de break, DJ’s, rappers e Mc’s. O artista de grafite, Isaac Souza de Jesus, ainda fará uma tela para angariação de fundos. No local, também serão vendidas comidas e bebidas. Segundo a professora da escola de dança, Fernanda Fetter, a cultura urbana expandiu muito, permitindo que as pessoas sejam protagonistas da própria história. “Muitos já conseguem viver dessa cultura e desenvolvendo projetos próprios”, comenta.

Com o projeto 5ª Essência, a companhia atende Toledo nos dois Centros da Juventude. “Cerca de quinze integrantes da Companhia começaram justamente por este projeto do município, que só tende a se desenvolver cada vez mais”, conta a professora e dançarina.

A Companhia ainda é uma das responsáveis pela Associação de Hip Hop Cultural Esportiva e Social de Toledo e o evento de sábado só vem a fortalecer isso. “O hip hop é a cultura da nova geração. É algo fundamental para os jovens do nosso projeto. É o espaço e o momento deles. Quando eles estão se preparando para uma competição ou aprendendo uma nova coreografia é sempre um desafio e um objetivo novo”, salienta.

Além de ser um projeto cultural, a 5ª Essência é um movimento socioeducacional que mudou a personalidade de cada integrante. O hip-hop fiz com que eles acreditassem em si mesmos e a auto aceitação. Aliás, é por isso que agora em Toledo se vê tantos black powers.

 “Eles assumiram que gostam do cabelo deles e que podem deixar natural e são felizes por isso. É uma das maiores demonstrações que a sociedade pode ter. Antes da cultura urbana chegar em Toledo não se via isso nas ruas. Agora s pessoas estão começando a aceitar melhor, embora ainda haja comentários infelizes do tipo “Ah, porque você não corta o seu cabelo?”, conclui Fernanda.

Mas enquanto as pessoas ainda estão se acostumando com o hip-hop, a 5ª Essência Fetter Company continua participando de vários eventos, sejam locais, regionais, nacioal e internacionais, como em Maringá, São Paulo, Florianópolis, Argentina e demais lugares.

Histórico

A 5ª Essência Fetter Company teve início no Colégio Dario Velloso em 2005. Em 2007, Fernanda Fetter assumiu a coordenação do grupo, lançando a proposta das danças urbanas. Atualmente, a escola atende 30 jovens e é realização da Central Única de Favelas (CUFA) de Toledo.

Os interessados em participar, podem comparecer ao Estúdio de Dança da companhia, localizado na Avenida São João, 6908 – Centro.  As aulas são realizadas todos os dias (incluindo sábado e domingo), das 19h30 às 21h e no Centro da Juventude na quarta e sexta, no CEJU Coopagro das 14h05 às 14h55 e no CEJU Europa das 18h às 18h50.

Para participar do grupo em competições, basta o jovem fazer uma audição ou fazer parte da aula, onde será avaliado. “As aulas são onde nos encontramos para dançar. A 5ª essência é o nosso ser, o que temos de melhor. É uma família. Um ajuda ao outro”.

Sem nome %281144 x 250 px%29