Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

1º ‘Arte Livre encontro de grafite’ reuniu 350 pessoas

Cerca de 250 metros de paredes foram grafitadas durante a programação

26/07/2017 - 14:33


Foram 250 metros de paredes grafitadas. Desenhos dos mais variados, caricaturas, palavras, mensagens de reflexão sobre o cotidiano. Expressão em cores e formas. E não foi só isso. O sábado, 22, no Centro da Juventude do Jardim Coopagro, foi marcado ainda pela cultura hip hop, no 1º Arte Livre encontro de grafite, que reuniu os amantes das artes urbanas. Houve uma competição de skate, batalhas de break, all style, cypher. Numa iniciativa das secretarias de Cultura e Juventude e Central Única das Favelas (Cufa), o evento reuniu aproximadamente 350 pessoas.

As pinturas não ficaram apenas nos muros do Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, do Jardim Coopagro. A arte ganhou o espaço e o carinho de alguns moradores que permitiram ter os muros marcados por essa cultura. De acordo com o diretor de Apoio à Juventude, Jairo Luiz Cerbarro, o evento envolveu toda a comunidade. “A grande maioria eram jovens, mas havia famílias. A comunidade do Coopagro abraçou a causa e além de apreciar a arte ainda cedeu espaços para que o grafite invadisse suas casas”, destacou.

Trinta e seis grafiteiros, 40 dançarinos de break e 26 de all style divertiram-se e esparramaram cultura hip hop, cumprindo com o objetivo do evento, de fortalecer e enaltecer a cultura hip hop, difundindo a arte do grafite e reduzindo preconceitos.

Os participantes das batalhas de break pagaram R$ 5,00 pela inscrição. O valor arrecadado foi dado como prêmio ao ganhador da batalha. As tintas foram doadas pela Central Tintas e a madeira por empresas locais. O spray para a pintura em grafite foi adquirido pela Cufa e Secretaria da Juventude. Participaram da programação grafiteiros de São Paulo, Curitiba e Maringá.

Para o coordenador da Cufa, Isaac Souza de Jesus, o evento mais do que alcançou o objetivo. “O sucesso desse evento se dá pela mensagem que ele transmitiu, de respeito, de consciência e de cidadania. Ninguém fez pichação, buscamos incentivar nossos artistas a buscar a autorização e realizar seus grafites de forma legal. Fortalecemos nossa cultura e praticamos o protagonismo juvenil. Esse evento foi uma vitória para a cultura toledana”, disse.

O 1º ‘Arte Livre encontro de grafite’ contou com a participação do vice-prefeito e do secretário de Cultura, João Batista Tita Furlan, e toda a equipe da Secretaria de Cultura, além dos coordenadores dos Centros da Juventude do Coopagro, Cristina Voelkl Pereira, e do Europa, Valtair Alves de Moura.

Sem nome %281144 x 250 px%29