1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TOLEDO

Fomento Paraná divulga ações e possibilidades de financiamentos em Toledo e região

Órgão dispõe de recursos para financiamento do setor público e privado

27/07/2017 - 18:15


O diretor de operações do setor público da Fomento Paraná, Omar Sabbag Filho, e assessora de relações institucionais da presidência da Fomento Paraná, Emília Belinatti, estiveram nesta quarta-feira, 26, em Toledo, para divulgar as ações e formas de financiamento aos municípios e aos pequenos empresários, além de dar suporte ao desenvolvimento regional.

O objetivo da Fomento Paraná em Toledo e outras cidades da região é aproximar o contato do sistema de financiamento às ações dos municípios. "Buscamos informações, as demandas dos municípios, os eventuais obstáculos das equipes técnicas das administrações em acessar recursos de financiamento dos municípios. Assim, garantimos que as cidades tenham mais acessos aos recursos e façam a diferença no atendimento a prioridades e demandas que a população tem”, observou Sabbag.

Conforme ele, a Fomento Paraná possui recursos tanto para as administrações municipais como para a iniciativa privada, beneficiando pequenos e micro empresários, além de empreendedores individuais. Para ter acesso, os municípios devem acessar os escritórios regionais, que dispõem de todas as informações necessárias. Os investimentos podem ser para a realização de obras como pavimentação,  urbanização de vias públicas, construção de escolas, postos de saúde, entre outros investimentos, além de compra de equipamentos que permitam aos municípios se estruturar para novos investimentos, bem como programas que permitam otimizar e ampliar a captação de recursos dos municípios, através do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Básicos (Pmat).

Na iniciativa privada, a captação dos recursos pode ser feita através dos agentes de créditos locais, nas salas do empreendedor, instaladas nas prefeituras. Os recursos são para financiamento de projetos de micros e pequenos empresários e microempreendedores individuais. Os valores variam de R$ 300,00 a R$ 20 mil e permitem a aquisição de equipamentos e outros materiais para o desenvolvimento das empresas. “São investimentos pequenos, mas muito expressivos para o pequeno negócio e que fortalecem a economia local, gerando uma corrente de desenvolvimento”, afirma Emília Belinatti.

Durante a reunião também foram citadas outras experiências desenvolvidas no estado e que contribuíram para o fortalecimento da economia local. A partir de investimentos públicos feitos em determinados setores, empresários locais mobilizaram os demais a também fazer pequenas melhorias e investimentos nos seus negócios, ampliando e qualificando a estrutura de atendimento e movimentando a economia local.

Sem nome %281144 x 250 px%29