1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ARQUITETURA

Principais novidades da área de construção estão sendo apresentadas na Expo construindo

Soluções tecnológicas e ambientais estão entre os destaques da terceira edição da feira

28/07/2017 - 15:41


Tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade. Novos materiais, novos métodos, um novo jeito de construir! O mundo exige e o setor construção civil atende: a cada ano, o mercado evolui, chegando sempre mais perto de soluções práticas, econômicas, viáveis e não poluentes.

Essas novidades estão roubando olhares dos visitantes da 3edição da Expo Construindo, feira que começou na quinta-feira (27) e segue até domingo (30), no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. “Tem se tornado uma das principais feiras do Paraná. Embora o nosso foco seja Cascavel e região, empresas de fora também estão participando. Nosso desafio enquanto organizadores é tentar colocar num mesmo espaço todos os segmentos da construção”, comenta Ederson Milanezi Filho, diretor da Expo Construindo.

Objetivo alcançado! Distribuídos pelo Centro de Eventos estão mais de 130 estandes que abrangem desde a parte de projetos, passando pelas etapas brutas da obra até chegar ao acabamento.

Principais novidades

Tem produto recém-criado sendo lançado na feira. É o caso do Borjim, que oferece uma solução para o meio ambiente ao reaproveitar pneus e resíduos pneumáticos. A borracha é triturada e pode ser usada para paisagismo e playgrounds. A ideia já é disseminada em outros países, mas ainda não havia chegado ao Brasil. “O material é totalmente aproveitado. A gente retira aço e impureza e fazemos o tratamento químico. Diferente da casca de pinus que é mais usada hoje em jardinagem, o borjim não se decompõe. É drenante, não apodrece, não cria fungo e mofo”, descreve Alexandre José Pietta, proprietário da empresa Pietta, criadora do produto.

Ainda com essa preocupação ambiental, existem outras novidades. Os pisos drenantes ganham cada vez mais versões e tem caído no gosto de quem está construindo ou reformando. São capazes de minimizar um problema muito corriqueiro em tempos de condições climáticas desreguladas: os alagamentos. “A taxa de permeabilidade passa de 90%, enquanto o paver oferece apenas metade disso. É uma opção para quem não quer o terreno com grama, mas precisa de uma área permeável. Indicado para locais de difícil drenagem e ambientes molhados”, detalha Victor Hugo Seidel, proprietário da Cimentus artefatos de concreto.

E para quem foge da bagunça de uma obra convencional, a saída está no sistema de construção a seco, que vem revolucionando o mercado: o Light Stell Frame, que uso o aço galvanizado como principal elemento da estrutura. “A obra pode ficar pronta com até 50% menos tempo. Os materiais utilizados emitem baixos índices de CO2. O processo de fundação afeta pouco o solo. O sistema praticamente não utiliza água. Há uma significativa economia de energia elétrica, já que o isolamento acústico e térmico é muito superior a uma construção convencional e estrutura é mais resistente: suporta ventos de até 250km/hora”, elenca o empresário João Dias, dona da Stell Inove. Esse sistema conquistou o casal Cleber e Renata Batista, que conheceram a novidade na Expo Construindo e devem aplicá-la numa ampliação da casa. “Gostei da praticidade e da versatilidade. Entendemos como funciona e vamos aplicar na construção de mais dois cômodos”, elogia Cleber.

Por falar em itens práticos, já pensou em ter uma casa inteligente?! Antes, a automação era algo distante e inacessível. Hoje, a tecnologia permite automatizar quase tudo dentro de uma residência. A Future Home prova isso no estande que mostra inúmeros mecanismos para controlar a casa com simples toques no celular ou tablet.

“Geralmente automatizamos iluminação, persianas internas, as venezianas externas das esquadrias, aparelhos de ar condicionado, equipamentos de áudio e vídeo em geral e fechaduras biométricas.  Mas já fizemos automação de portas, janelas, teto solar motorizado para cobrir uma piscina numa área interna. Já automatizamos cascatas, filtro, hidromassagem e bomba de calor de piscina, sem falar de som ambiente e irrigação de jardim. Enfim, tudo o que desejar é possível!”, explica Leandro Lecheta, engenheiro de controle e automação.

Confira a programação:

Sexta-feira (28): das 10h às 22h.

Sábado (29): das 10h às 22h.

Domingo (30): das 10h às 21h.

Sem nome %281144 x 250 px%29