1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Prefeitura inicia o 3º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa )

Equipes vão vistoriar 20% dos imóveis de cada bairro

31/07/2017 - 09:04


Começa nesta segunda-feira (31) o 3º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa ). Ao todo, 20% dos bairros serão vistoriados para identificar o índice de infestação no município. 

O secretário municipal de Saúde, Thiago Stefanello, comenta que o foco é vistoriar 20 mil imóveiss. "O que dificulta o trabalho dos agentes é o fato das visitas serem em horário comercial, em que a maioria das pessoas está trabalhando".

A prefeitura está conscientizando sobre os cuidados que a população deve ter com o Aedes aegypti através de orientações, cartilhas dentro das empresas. Nas escolas, os alunos são orientados a reforçarem os cuidados, ajudando nos quintais de suas casas e chamar a atenção do adultos para esta responsabilidade.

O coordenador do programa de Combate e Controle de Endemias, Selídio José Schmitt, explica que apesar do período de seca que o município está passando os cuidados não devem ser deixados de lado. “Mesmo com esses dias de seca, que faz com que evapore os possíveis locais de água parada, os ovinhos conseguem sobreviver em torno de 450 dias em um local seco, sendo preciso apenas chover para que dentro de sete a oito dias eles se tornem larvas e depois  mosquitos adultos”.

A supervisora das agentes de endemias, Loriane Zanoto, informa que apesar desses bons resultados a situação é preocupante. “Na semana passada os agentes realizam visitas nos bairros São Francisco e Panorama e foi presenciado 18 imóveis com foco. Essa situação é alarmante, porque mesmo com essa seca, alguns cuidados são deixados de lado pela população”.

Muitas vezes, afirma Lorane, os agentes não conseguem fazer as visitas domiciliares para orientar os moradores. No bairro Tocantins, 60 por cento das casas não puderam ser visitadas, pois os moradores não estavam em casa. “É importante que os moradores certifiquem-se do recebimento do aviso e entrem em contato para agendar um horário para a visita”.

Sem nome %281144 x 250 px%29