Img 3650

CULTURA

Festin encerra com recorde de público e revelação de novos talentos

Os 1.022 lugares do Teatro Municipal de Toledo estavam lotados, com um público assistindo em pé as apresentações dos 30 artistas finalistas

31/07/2017 - 20:12


Casa cheia, público emocionado, artistas nervosos por conta da adrenalina de se apresentar no 3º maior teatro do Paraná. Esse foi o resumo do último dia de apresentações da 42ª edição do Festin, no sábado (29), no Teatro Municipal. Ao todo, 30 apresentações foram classificadas. Entre eles foram premiados do primeiro ao terceiro em dinheiro e o quarto e o quinto com troféus.

O que chamou a atenção da Secretaria da Cultura, da equipe do Teatro e dos administradores públicos foi o fato dos 1.022 lugares do Teatro Municipal estarem lotados, com pessoas assistindo as apresentações em pé.  “O último dia de Festin foi maravilhoso, confesso que no momento da decisão sobre essa edição ser apenas local, eu não imaginava que teria essa proporção”, comenta o vice-prefeito e secretário de Cultura, João Batista Tita Furlan.

Tita reforça que o sucesso dessa edição já se deu pela quantidade de inscrições. “Foram mais de 80 inscritos, com 52 semifinalistas e 30 escolhidos para a final. O objetivo maior foi dar uma oportunidade para os nossos artistas demostrarem o seu talento para a população. Ver nosso Teatro lotado, com pessoas em pé por falta de lugar nas poltronas, é algo que me causa muita felicidade, porque superou as nossas expectativas e isso só reforça o título de Toledo ser considerada a capital da cultura”, salienta Tita.

Para o prefeito Lucio de Marchi, a missão foi cumprida. “Resumindo essa 42ª edição eu diria que foi um sucesso absoluto, tanto pela participação dos candidatos, com um número expressivo de inscritos, como pelas excelentes apresentações”. Ele recomendou aos que não conseguiram ficar entre os cinco primeiros lugares, e mesmo entre os finalistas, que não ficaram em primeiro, que continuem tentando. “Só por terem a coragem de se apresentar no Festin, para um público tão grande, ou de efetuar a sua inscrição, com o objetivo de demonstrar o seu talento e passar por uma avaliação, isso já é uma grande vitória”.

“É a primeira vez que eu prestigio o Festin. Ver o empenho dos participantes é algo que me emociona muito, porque, ao meu ver, a música tem o poder de mover a humanidade”, disse a funcionária administrativa da Copel, Viviane Vendrus, com lágrimas dos olhos.

Viviane comenta que essa emoção relembra as boas recordações da juventude, quando ela morava em Palotina. “A dedicação da organização e principalmente dos artistas empenhados em apresentar o melhor foi algo que me encantou, porque para eles a música é muito importante, sem contar que muitas canções relembraram a minha juventude”.

Marcelo Dalgalo, que é eletricista da Copel, confessou que é espectador do Festin desde a época que o festival era realizado do auditório do Colégio La Salle. “Quando eu tinha uns 15 anos eu já participava do Festin. Já são mais ou menos uns 28 que prestigio. Claro que nem todos os anos eu consegui participar, mas sempre tento vir para assistir as apresentações”.

De acordo com Marcelo, o Festin é um evento extremamente importante para o município. “Eu quero elogiar o poder público de manter as edições anuais do Festin, tendo vista que ele se tornou patrimônio cultural da nossa cidade, sem contar que é um evento aberto ao público”, comenta Marcelo.

Marcelo ainda deixou o seu elogiou ao vencedor da categoria composição popular – sertanejo, Paulo Merisio. “O músico que apresentou a música Erva Mate deu um show, na minha opinião, contando a história da nossa região. Ele merecia o primeiro lugar, sem desmerecer os demais artistas”.

Mariana Matos, de 13 anos, que conquistou o 3º lugar na categoria interpretação classe juvenil, disse que foi a primeira vez dela no Festin. “Apresentar-me na 42ª edição do Festin, com o teatro lotado, foi uma sensação que não tem como explicar. É uma mistura de alegria, adrenalina, emoção, nervosismo. Foi algo muito bom, emocionante e legal”.

A candidata, que antes de se apresentar estava tímida e inquieta, principalmente com as mãos, subiu no palco e deixou de lado tudo isso. “Dá um nervoso quando você está esperando a vez, mas quando eu subi no palco sumiu tudo isso e me senti em casa”, comenta Mariana, com um sorriso de missão cumprida.

A banda Enigma 77, que conquistou o 2º na categoria composição bandas, completa em setembro dez anos de formação. “Essa foi a terceira apresentação nossa no Festin e é sempre uma emoção muito boa, ainda mais com o Teatro lotado, porque é uma maneira de apresentarmos o nosso trabalho para as crianças, jovens, adultos e idosos. Sem contar que a nossa família também tem a oportunidade de ver o nosso trabalho”, comenta o vocalista César Armani.

César reforça que a música representa tudo para ele. “A correria é grande, o retorno é pouco, mas fazemos com muito empenho, dedicação e amor o nosso som, porque sem isso dificilmente estaríamos contemplando 10 anos, com o terceiro CD recém-lançado”.

A música escolhida pela banda para se apresentar no Festin é da autoria de Cesar, sendo também faixa de abertura do novo CD. “A escolha dessa música tem muita ligação com o momento social, econômico, cultural e político que estamos vivendo no nosso país”, informa.

Para os integrantes César Armani, Luan Vilela, Fábio Giordani, André Zavatti e Kélvis Magalhães, o rock tem esse papel de despertar nas pessoas um questionamento sobre a realidade atual. “O rock é o gênero musical porta voz das ruas, por isso com o nosso som buscamos passar uma mensagens positiva para quem nos ouvem”, finaliza o vocalista Cesar Armani.

 

Classificação final

Categoria interpretação adulto popular

1º Felipe da Silva- Disparada

2º Jessica Mara – O bêbado e o equilibrista

3º Leonardo Barbosa - Verdade Chinesa

4º Tatiane Severo- Tente outra vez

5º João do Violão – Malandragem

Categoria interpretação adulto sertanejo

1º Jaqueline - Se deus me ouvisse

2º Sandro e Thiaize Ribeiro - Noite de tortura

3º Silvio e Claudio - Alma sertaneja

4º João Pedro e Alekssandro – Desatino

5º Matheus Cielo -  Evidências

Categoria composição bandas

1º Mooz Band - Alucinógena

2º Enigma 77 - Dilatado

3º Caravelhas-  Parque

4º Pré-Tensão -  Porque?

5º Rodacústica – Humanos

Categoria interpretação especial

1º Lucas Bloemer - Um novo adeus

2º Natieli Rodrigues - Como nossos pais

3º Camila Muller - Pra sempre vou te amar

4º Claiton Poersch - Casinha Branca

5º Felipe e Fernando - Deixa eu te amar por favor

Categoria interpretação classe juvenil

1º Samuel Eduardo – A lua que te dei

2º Eduardo Molina- Brigas nunca mais

3º Mariana Matos- Era uma vez

4º Maria Clara - Quando a chuva passar

5º Gustavo Freitas-  Romaria

Categoria composição popular - sertanejo

1º Paulo Nerisio - Erva  mate

2º Juliano Schumacher e Geisson Schumacher - Me responda com silêncio

3º Fernando Rocha - Amanhecer na roça

4º Daiany Mota - Caminhoneiro

5º Lipe Cabral - Diz pra ela voltar

Sem nome %281144 x 250 px%29