Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Liraa aponta índice zero de infestação do mosquito da dengue em Toledo

Levantamento foi realizado de 31 de julho a 2 de agosto

02/08/2017 - 16:14


Deu zero o índice de larvas do mosquito da dengue em Toledo no último levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa), realizado em Toledo de 31 de julho a 2 de agosto. Foram vistoriados 1.919 imóveis do município, de acordo com critérios estabelecidos pelo programa, que sorteia aleatoriamente os estabelecimentos a serem vistoriados. Em todos os imóveis visitados, não foi encontrado nenhum foco de larvas do mosquito.

O resultado, conforme o coordenador do programa de combate a endemias, Selício Schmidtt, já era esperado por conta do trabalho de fiscalização e orientação da população que vem sendo feito e também considerando o clima seco. Mesmo com o índice zero de infestação, afirma ele, a situação requer uma atenção permanente.

“Não podemos baixar a guarda. O mosquito não se reproduziu em função do clima seco, mas se voltar a chover e a acumular água, o ovo pode eclodir, transformar-se em larva e depois mosquito adulto, transmitindo doenças”, alertou Selídio.

O ovo pode permanecer nesta condição por cerca de 450 dias e eclodir, quando tiver as condições ideais de umidade. Segundo ele, mesmo com o resultado favorável do Liraa, o trabalho dos agentes continua sendo feito normalmente, com visitas domiciliares e atividades de conscientização à população sobre os cuidados e como evitar a proliferação do mosquito da dengue.

O resultado do Liraa divulgado na quarta-feira mantém a tendência de decréscimo no índice de infestação em Toledo. O índice divulgado em janeiro apontou uma infestação de 1,94 por cento, em março, 0,98 e agosto, zero por cento.

Sem nome %281144 x 250 px%29