1144x150 %284%29

SAÚDE

Orientação para gestantes faz parte da 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno

Gestantes de Toledo tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a gestação, parto e aleitamento materno em atividade realizada nesta quinta-feira (03)

04/08/2017 - 10:44


Como parte das atividades da 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, que teve início na última terça-feira (01) e segue até o próximo dia 08 de agosto, uma roda de conversa com mamães gestantes foi realizada no salão da Unipar, no Centro de Toledo, nesta quinta-feira (03). A ação foi promovida pelo grupo Gesta Toledo em parceria com a Secretaria de Saúde, Banco de Leite Humano e Hospital Bom Jesus.

A chuva frustrou um pouco a participação do público, o que já era de se esperar, afirmou uma das coordenadoras da atividade, a nutricionista da Secretaria de Saúde e uma das voluntárias do Gesta Toledo, Jocelaine Dall’agnol. Ela também é consultora de aleitamento materno e auxiliou nas dúvidas das gestantes presentes.

“O objetivo foi falar do manejo clínico do aleitamento materno, falar sobre os problemas que acometem as mulheres no pós-parto imediato, peito regurgitado, peito baixado, falar sobre a pele do bebê, falar sobre como surgem os problemas e como é que evitam. Também falamos sobre fisiologia e os vários tipos de comportamento que podem esperar de um recém-nascido. É muito comum achar que o bebê vai dormir a noite inteira, esquecem que ele chora, que vai ter que dar de mamar e esses processos são normais e esperados. Ao informar isso as mulheres ficam mais tranquilas e informadas para terem seus bebês”, explicou Jocelaine.

Em Toledo, além das unidades de saúde do município, as mamães podem contar com o serviço do Banco de Leite Humano. É um serviço gratuito que funciona sem interrupção de segunda a segunda, sempre das 7h às 19h. “Quantas vezes a mãe precisar ela pode procurar”, lembrou a nutricionista.

A engenheira química, Sarah Teixeira (28), vai ter o seu primeiro bebê e afirmou não perder nenhuma oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre essa nova etapa de sua vida. “Eu procuro participar de todos os encontros para adquirir o máximo de informação possível. Quando temos informação já estamos propensas à eventualidades, imagina sem. Eu sou mãe de primeira viagem e a experiência delas é importante. O encontro está sendo ótimo! É mais conhecimento que a gente pode adquirir”, salientou.

Sarah está grávida de oito meses e meio e participa de grupos em redes sociais onde outras gestantes e mamães também fazem parte. Ela disse que sempre compartilha artigos referentes a maternidade e aproveita todas as experiências.

Programação continua

No dia 8 de agosto, a atividade também é no salão da Unipar, no mesmo horário, porém voltada para as doadoras do BLH e mulheres que estejam amamentando. Danças circulares, shantala e banho de balde são algumas das ações programadas.

Mamaço

O destaque na programação é para o dia 5 de agosto. Segundo a enfermeira do Departamento de Atenção Básica, Sirlene Dela Torre, neste dia estão sendo convidadas todas as mulheres que estão amamentando para participarem de um “mamaço”, no Shopping Panambi, a partir das 16h.  “O mamaço é uma forma de incentivar o aleitamento materno e promover uma integração entre as mamães”, salientou Sirlene.

ODS 17

Andressa Müller Schiavinato, do grupo Gesta Toledo, explicou que a questão temática desse ano se relaciona com a criação de alianças necessárias para alcançar o Objetivo 17 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: fortalecer os meios de execução e revitalizar a Aliança Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

Sem nome %281144 x 250 px%29