1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SUSTENTABILIDADE

Agricultura sintrópica é tema de curso prático agroflorestal em Missal

Evento acontece entre os dias 25 e 27 de agosto

04/08/2017 - 16:02


O Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica (MAIS) vai realizar entre os dias 25 e 27 de agosto o curso prático em Sistemas Agroflorestais. O intuito é abordar a vivência prática e teórica sobre os ensinamentos da agricultura sintrópica, que trabalha com a recuperação pelo uso. Ou seja, o estabelecimento de áreas altamente produtivas e independentes de insumos externos tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do micro-clima e o favorecimento do ciclo da água, aprendidos com o agricultor e pesquisador Ernst Götsch.

Esta é a 11ª sala de aula do MAIS no Brasil. O curso será no Sítio Opção Agroecologia, Esquina Gaúcha, em Missal, com a carga horária de 24 horas. A acomodação será na área de camping do local. Dentre os conteúdos, será abordada a introdução à agricultura sintrópica: solo, adubação, consórcios, estratificação e manejo; a implantação de Sistemas Agroflorestais voltados para a produção de culturas anuais, frutíferas e madeira; e as técnicas de poda, manejo e uso de ferramentas.

Segundo um dos responsáveis pelo evento, Maikon Hilgert, a nova tecnologia é uma dinâmica para a agricultura e pecuária. “Ainda mais porque pode ser implantada tanto em grandes como em pequenas propriedades, além do baixo custo e poucas demandas de investimento. A prática é sustentável e faz bem ao meio ambiente, tendo em vista que o campo agrícola é um sistema retroalimentar”, explicou Maikon.

"Devemos trabalhar a favor da natureza e não contra ela, associar cultivos agrícolas com florestais, recuperar os recursos ao invés de explorá-los e incorporar conceitos ecológicos ao manejo de agroecossistemas são algumas das características da Agricultura Sintrópica, mas não são exclusivas dela", conclui.

Investimento

Profissionais - R$ 500,00

Estudantes - R$ 350,00 (12 vagas)

Inscrições

 maikonhilgert@gmail.com

Sem nome %281144 x 250 px%29