1144x150 %284%29

GERAL

Cojem lança os Prêmios Destaque Empresarial e Destaque Empreendedor, edição 2017

O objetivo dos Prêmios é reconhecer as ações de eficiência de gestão, marketing e relacionamento de empresas e empreendedores

09/08/2017 - 10:00


O Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (Cojem) lançou na segunda-feira (7), a 13ª edição do Prêmio Toledo Destaque Empresarial e a 4ª edição do Prêmio Toledo Destaque Empreendedor. O evento foi marcado pela renovação das parcerias e com ênfase na relação das empresas com a comunidade.

O Prêmio Toledo Destaque Empresarial será coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC e segue a metodologia Top Of Minds. O Sebrae será responsável pelo Prêmio Toledo Destaque Empreendedor que avaliará as práticas dos empreendedores. E a Sicredi Progresso PR/SP, mais uma vez, é o patrocinador do Evento.

A pesquisa vai apurar as empresas que são mais lembradas pelos consumidores. Mais de cem empresas serão agraciadas com o Prêmio Toledo Destaque Empresarial. Cada entrevistado terá três segundos para apontar o nome da empresa em cada segmento que está presente na sua lembrança. A cidade será dividida em 20 regiões, contemplando centro e bairros.

O presidente do Cojem, Carlos Tomasini conta que pelo segundo ano consecutivo os pesquisadores farão uso de Tablets e Smartphones, o que dá a pesquisa maior agilidade e precisão.  Tomasini adianta que este ano o Cojem preparou, além da premiação, outra ação de reconhecimento dos ganhadores. “Faremos um trabalho de marketing específico para as empresas vencedoras, junto às grandes mídias, para mostrar porque elas venceram. Queremos que fique claro para quem ficou em segundo ou terceiro lugar, qual é o caminho para que na próxima edição eles possam ser os contemplados”.

A metodologia Top Of Minds mostra a primeira empresa que vem a cabeça do consumidor, no entanto, esta lembrança é construída ao longo do trabalho no ano. “A empresa é a mais lembrada porque trabalhou muito com o consumidor, e por isso teve a chance de ganhar este Prêmio. Mas é importante destacar que, não é só a marca bonita ou o outdoor que garante a lembrança do consumidor, mas a qualidade da relação com o cliente, dos serviços, produtos e atendimento. Este Prêmio engloba tudo isso”, alertou o presidente do Cojem.

O professor da PUC, Hermes Inácio, que foi o primeiro presidente do Cojem e acompanhou a primeira pesquisa observa a evolução do Prêmio. “Percebo a evolução do resultado através da evolução das empresas. Este Prêmio é um balizador para as empresas avaliarem sua posição no mercado e o que elas podem estar fazendo para melhorar. Acredito que muitas empresas do município acabam usando o resultado da pesquisa como beating market, analisando porque estas empresas são as primeiras colocadas, por isso é importante uma pesquisa seria, com muito critério e que ofereça resultados muito precisos”, avaliou o professor.

Hermes Inácio explica que neste ano serão realizadas 800 pesquisas de forma mais objetiva. “O questionário foi dividido para evitar o cansaço na resposta, assim acreditamos que haverá um número maior de opções sendo citadas pelas pessoas, em virtude desta redução”.

O Prêmio Toledo Destaque Empreendedor é um reconhecimento a pessoa física, as ações desenvolvidas pelo empreendedor. “Serão premiados dois empreendedores ou empreendedoras da categoria de serviços ou comércio. Ele reconhece que a empresa tem um alto nível de gestão e isto foi possível graças à ação do empreendedor”, destacou Carlos Tomasini.

A consultora do Sebrae, Debora França comemora o quarto ano da parceria com a Acit e o Cojem. “Estamos satisfeito com a parceria, pois sabemos que todos desejam levar um Prêmio serio e de qualidade para os nossos empreendedores”.

Para participar deste Prêmio o empreendedor deve inscrever-se no site do Cojem, ou nos links no endereço eletrônico da Acit ou nas redes sociais do Conselho. “Queremos que os empreendedores venham contar suas histórias, porque o Destaque Empreendedor vai incentivar outras pessoas a empreender”, considerou a Consultora do Sebrae.

Débora França explica que dos inscritos serão selecionados seis empreendedores para serem avaliados. “Desde o ano passado estamos com uma metodologia voltada para a gestão da empresa, então aqueles que contarem suas histórias e apresentarem ações de gestões com um nível mais elevado e pontuarem mais, irão receber consultores do Sebrae que aplicarão um questionário de Excelência de Gestão – MEG”.

O resultado do questionário possibilitará a empresa estudada estabelecer um plano de trabalho futuro. “O questionário aplicado pelos consultores do Sebrae é um olhar externo da sua empresa que pode visualizar oportunidades e que quem está ali todos os dias pode deixar passar batido e perder a oportunidade de melhorar sua empresa”, destacou a Consultora.

O presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Cirio Kunzler reafirmou a parceria e disse que este Prêmio ajuda a Cooperativa financeira cumprir com um dos seus objetivos, que é de relação com a comunidade.  “Somos uma Instituição da comunidade, e isso se expressa nesta parceria. A renovamos porque acreditamos no trabalho serio que esta sendo feito pela PUC, SEBRAE e pelo Cojem. Temos mais de 1200 empresas associadas à Sicredi e que têm boas práticas junto à comunidade e, com certeza, poderão ser lembradas pela sociedade”.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo – Acit, Flávio Furlan defendeu que os Prêmios estão consolidados junto à comunidade e têm um papel relevante no reconhecimento das boas práticas de gestão no município. “O Prêmio é um balizamento daquilo que o empresário necessita fazer para que o seu negócio seja lembrado pela maioria da população. Hoje não é só o lucro que constrói o seu empreendimento, mas na verdade, a participação efetiva dentro da comunidade”.

Furlan destacou também, a contribuição do Cojem ao mundo associativista.  “Eles tem nos enchido de orgulho. Trazem muitas ideias competitivas, novas formas de se fazer comércio, abrem empresas que no passado recente nós não poderíamos imaginar que pudessem existir. Esta renovação tem nos mostrado que é necessária para a sociedade como um todo”.

Os resultados dos Prêmios serão conhecidos no dia 28 de outubro, deste ano, no Madaly Eventos.

Sobre o COJEM

O Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (COJEM) conta com aproximadamente 40 conselheiros. É vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e à Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap). Com foco no desenvolvimento empresarial  e formação de novas lideranças, realiza diversas ações, sendo responsável pelo estacionamento da Feira Shopping Toledo, pela realização do Feirão do Imposto e pela organização do Prêmio Toledo Destaque Empresarial e Prêmio Toledo Destaque Empreendedor. Ambos realizados com o patrocínio da Sicredi Progresso PR/SP, as demais ações contam com outros apoiadores. Saiba mais: www.cojemtoledo.org.br.

Sem nome %281144 x 250 px%29