1144x150 %284%29

GERAL

Acit participa de reunião do Comitê Jurídico Nacional da CACB

Encontro reúne representantes de diversas federações, em Brasília

09/08/2017 - 18:19


A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) foi convidada a compor o Comitê Jurídico Nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e participou da primeira reunião de 2017, que reuniu juristas de todo país, na segunda-feira (7), em Brasília.

Questões tributárias, reformas trabalhista e fiscal, compliance e mediação foram assuntos amplamente debatidos no encontro, com a proposta de compartilhar informações que apontem os melhores caminhos a percorrer e fortalecer os trabalhos da entidade e suas filiadas.

O assessor jurídico da Acit, Ruy Fonsatti Junior, representou a entidade e destaca que o encontro foi muito produtivo. Entre os temas abordados está a iniciativa de levar até aos pequenos empresários os princípios da Lei Anticorrupção, visando a implantação de normas de compliance nestas empresas de forma simples e eficiente.

Outro tema amplamente debatido foi a reforma tributária. Segundo Fonsatti, a legislação nacional se mostra altamente complexa, traz consigo uma alta carga tributária, colocando em risco a sobrevivência das empresas e, por consequência, dos empregos. "O que o país precisa é uma legislação que incentive a produção, reduza a bitributação e possibilite a simplificação de procedimentos. O debate foi amplo nesse sentido, sendo que o Comitê irá propor as mudanças que caminhem nesse sentido", comenta.

Conforme Fonsatti, durante o encontro o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Buzzi, levou informações sobre a necessidade de implantação da mediação visando resolver as demandas da sociedade. Hoje, no Brasil são mais de 105 milhões de ações tramitando, sendo   " muito peso para a justiça de qualquer país do mundo resolver todos os conflitos",  disse o ministro.

Diante disso, a implantação de câmaras de mediações é providência urgente na sociedade, de forma que pequenos conflitos sejam resolvidos mais rápido e amigável, ajudando a diminuir a demanda litigiosa do Brasil. "Nesse sentido, vemos que a Acit, como sempre, está na vanguarda dos grandes temas, haja vista que desde 2003 tem sua Arbitrat funcionando e ajudando a solucionar conflitos via mediação", ressalta Fonsatti.

De acordo com o assessor jurídico da Acit, foram criados dois grupos de trabalho para atuarem nas discussões referentes à tributação nas Associações Comerciais (ACEs) e à Reforma Tributária, em tramitação no Congresso Nacional. "Uma nova reunião foi marcada para 18 de outubro, em Foz do Iguaçu, onde serão apresentadas as propostas geradas nos grupos, durante a programação do 4º Fórum Nacional CACB. Teremos muito trabalho pela frente", frisa.

Sem nome %281144 x 250 px%29