1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

O setor que movimenta mais de R$ 5 bi/ano ganha sistema específico de gerenciamento

O Sistema gerencia processos envolvidos na reforma de pneus e deve beneficiar também pequenas empresas vinculadas as unidades reformadoras

10/08/2017 - 09:05


O Brasil já é o segundo no ranking mundial de reforma de pneus, fica atrás apenas dos Estados Unidos. O setor reúne mais de mil e duzentas empresas reformadoras de pneus e chega faturar cerca de R$ 5 bilhões ao ano. Os dados são da Associação Brasileira de Reforma de Pneus (ABR). O desafio destas empresas é garantir uma gestão de excelência da produção a comercialização, por isso, cada vez mais elas buscam na tecnologia este suporte.

Os números do setor são animadores, cerca de dois terços dos pneus de caminhões e ônibus são reformados, o que garante uma reposição oito milhões de pneus para este segmento, por ano, enquanto a indústria de pneus novos coloca no mercado para este mesmo setor seis milhões. Além disso, a atividade tem forte apelo ecológico, uma vez que consegue postergar a destinação final da carcaça reduzindo o impacto ambiental.

O desafio é garantir o gerenciamento deste setor que das 1257 unidades reformadoras, agrega cerca de cinco mil micros e pequenas empresas. O caminho é profissionalizar a gestão e buscar no suporte tecnológico o melhor aliado.

De olho neste mercado, empresas de desenvolvimento de softwares têm investido na segmentação e isto impacta diretamente nos resultados dos negócios das empresas usuárias do sistema. O empresário e secretário da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus, Marcos Roberto Magnanti conta a sua experiência com o software de gestão Vulcano, desenvolvido pela empresa paranaense Junsoft Sistemas. “Melhorou muito nossa gestão e nossos resultados. Através do sistema a produção se organiza melhor e conseguimos acompanhar, inclusive, o desempenho da área de vendas. Faz com que tenhamos um diferencial de mercado frente a nossos concorrentes”, comenta.

O Vulcano já é referência nacional para empresas recapadoras de pneus. O diretor administrativo da Junsoft Sistemas, Edilson Backes explica como surgiu o projeto do Vulcano. “Percebemos que o empreendedor deste setor tinha uma demanda específica que não estava sendo atendida pelo mercado, nem tão pouco, com um preço acessível. Então nossa equipe passou estudar quais eram as necessidades deste setor, e qual era o melhor projeto para atendê-los e assim nasceu o Vulcano”, recorda Backes.

A solução desenvolvida pela Junsoft Sistemas é voltada para reformadoras de pneus, truck centers e auto centers. O sistema integra todos os setores da produção a comercialização o que possibilita a redução de custos e um melhor gerenciamento dos processos. O Vulcano atende as obrigatoriedades legais, segurança e rastreabilidade das informações e permite a análise de resultado da empresa.

O Gerente de Marketing da Vipal Borrachas - a maior empresa do setor na América Latina, que atua no mercado mundial, Tales Pinheiro pontua o que o sistema agrega ao setor. “Avaliamos como muito positiva a adesão de reformadoras de nossa Rede Autorizada ao software de gestão Vulcano. Temos depoimentos de que o sistema desenvolvido pela Junsoft melhorou o controle dos processos e de que também possibilitou informações de qualidade para tomada de decisões. Desta forma, o sistema é essencial para a geração de dados, o que favorece na eficiência e na elaboração do planejamento estratégico de nossos parceiros de mercado”.

Sobre a Junsoft Sistemas

A Junsoft Sistemas foi fundada em 2003 com o objetivo de desenvolver softwares e soluções em gestão empresarial (ERP) para pequenas e médias empresas dos segmentos de comércio, indústria e serviços. O objetivo é garantir que o cliente não necessite de ferramentas paralelas para o controle, com a centralização de informações e consequentemente, maior segurança e competitividade. Com inovação e qualidade a empresa cresceu e hoje além de atender clientes nas mais variadas áreas é especialista em softwares para recapadoras de pneus, por meio do Vulcano e do setor gastronômico, por meio do Gourmet. Esses dois produtos se tornaram referência no mercado. Com diversas certificações e prêmios no currículo. A Junsoft Sistemas conta com mais de 5 mil usuários dos seus produtos em 18 estados e também em outros países da América Latina. Acesse:http://www.junsoft.com.br

Sem nome %281144 x 250 px%29