1144x150 %284%29

GERAL

Cartilha apresenta os benefícios da logística reversa à construção civil

O documento tem o objetivo servir como guia do setor, além de um informativo para quem ainda não conhece suas regras, 

16/08/2017 - 15:02


Foi lançada na noite desta terça-feira (15), na sede do Sinduscon/Paraná-Oeste (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná), em Cascavel, uma cartilha de logística reversa na construção civil do Paraná. A iniciativa é fruto de uma união dos sindicatos patronais, Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Sistema Sesi/Senai e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). 

O documento tem o objetivo servir como guia do setor, além de um informativo para quem ainda não conhece suas regras, princípios e como o sistema funciona. Nele estão contidas informações sobre os conceitos, marco legal, classificação, destinação, plano de gerenciamento de resíduos e sobre como tratar, reutilizar, reciclar e limpar os resíduos. Cabe a cada sindicato patronal anexar no folder as empresas aptas e legalizadas ambientalmente para realizar a destinação ou tratamento dos resíduos. 

Para apresentá-lo, o consultor técnico de meio ambiente do Senai/PR, Élcio Herbst, fez uma palestra no sindicato. “A cartilha é um dos produtos e trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Gestor de Logística Reversa da Construção Civil do Paraná, formado por diversas entidades. A ideia é que ela seja um manual orientativo, um norte aos empresários do setor”.

Ele também traçou um panorama sobre o setor em todo o Paraná. “Nosso principal desafio hoje é a destinação correta. Com o Comitê e apoiadores, podemos organizar melhor o serviço, fomentar e buscar parceiros. No entanto, cabe a cada empresa fazer a sua parte”, disse. 

Outro ponto abordado por Élcio é a necessidade de incluir os fornecedores nessa cadeia de logística reversa da construção. “O que fazemos com um saco de cimento, por exemplo? Precisamos dessa aproximação, porque a indústria também deve colaborar”.

Sem nome %281144 x 250 px%29