1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

UFPR Campus Toledo oferece 60 vagas para Medicina e terá nova sede em 2018

Em 2018, ano em que as obras da nova sede do campus Toledo serão concluídas, a unidade ingressará os alunos de sua quinta turma de Medicina.

29/08/2017 - 15:36


Ainda muito recente, o campus concentra-se apenas no curso de Medicina desde 2016. O vestibular 2018 abrirá 60 novas vagas que serão divididas entre o primeiro e o segundo semestre do ano.

Os estudantes que ingressarem neste vestibular já terão acesso às novas salas de aula, áreas para pesquisa, laboratório de simulação, área administrativa e centro de eventos. A construção de nove mil metros quadrados que abrigará a graduação é o primeiro empreendimento do Biopark – parque tecnológico de biociências – e triplicará o espaço disponível para o curso. O terreno e a construção da estrutura são doações do empresário Luiz Donaduzzi e sua esposa, Carmen.

Com destaque para um projeto pedagógico com currículo moderno, integrado e enfocando o aprendizado na comunidade, a parceria entre universidade e população local é fundamental para o bom funcionamento da graduação. Cristina de Oliveira Rodrigues, diretora do campus, salienta que os alunos aprendem fazendo, pois desde os primeiros dias letivos têm contato com as Unidades Básicas de Saúde regionais.

“O projeto pedagógico utiliza metodologias ativas de ensino e aprendizagem, centradas nas necessidades dos estudantes como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador desse processo. A metodologia predominante embasa-se na Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL – Team Based Learning)”, relata Cristina. Além do ponto forte que é a integração entre a UFPR e a rede de saúde municipal, outro aspecto notório é o grande número de projetos de extensão voltados para a comunidade que estão sendo desenvolvidos por lá.

O jovem curso de Medicina em Toledo complementa a tradicional e centenária graduação oferecida em Curitiba. Assim como o curso da capital, o de Toledo se destaca pela qualidade de ensino e de formação profissional, diferindo-se pelas metodologias ativas de ensino-aprendizagem presentes desde o início da formação. A mudança para a sede definitiva, com infraestrutura especialmente desenhada para abrigar o curso, é fator animador para o próximo ano. “Nesta sede, além dos laboratórios tradicionais, teremos uma ala de Simulação Clínica, com consultórios, salas de procedimentos, enfermaria, UTI, sala de parto e centro cirúrgico experimental”, conta a diretora.

A expectativa é que, a para o vestibular de 2018, o número de inscritos supere o do ano passado, que foi de 3350, uma média de 55,62 candidatos por vaga. Dos aprovados, trinta ingressarão no início do próximo ano e outros trinta no segundo semestre.

A cidade

Localizada na região oeste do Paraná a cerca de 540 quilômetros de Curitiba, Toledo é considerada a Capital do Agronegócio no estado e reúne grande concentração de cooperativas e empresas. Estes aspectos tornam o município um dos maiores produtores de grãos do interior do Paraná. Além disso, Toledo se destaca na indústria de medicamentos, um dos motivos da relevância do curso de Medicina no local.

Outro fator interessante é que a cidade é tida como polo universitário, sediando oito centros de Ensino Superior, sendo três universidades públicas. Assim, é a cidade com maior número de universidades públicas do oeste do estado.

Abrigando cerca de 133 mil habitantes (segundo levantamento de 2016 do IBGE), a região se destaca pelas belezas naturais como as trilhas ecológicas do Rio São Francisco, cachoeiras e parques ecológicos.

Estrutura do Campus

Em seus dois primeiros anos de funcionamento, o campus esteve instalado em uma sede provisória disponibilizada pela prefeitura e que retornará para sediar a Secretaria de Educação do Município. Ainda assim, essa estrutura compreende todos os recursos necessários com salas de aula, laboratórios, biblioteca, salas de conferência e auditório.

O novo campus está localizado em uma área de 65 mil metros quadrados, anexa ao Biopark. Foi arquitetado para atender especialmente o curso de Medicina. Além disso, futuramente será construído um outro campus em frente ao Hospital Regional, o que certamente complementará o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

O sistema de saúde da cidade foi um dos motivos pelos quais Toledo foi escolhida para sediar o curso. A UFPR estabeleceu parceria com a Prefeitura do município, para oferta de cenários de práticas em todas as Unidades de Saude da cidade. Atualmente os alunos têm aulas práticas em seis unidades de saúde da cidade e a previsão é que essa cooperação se expanda conforme novos alunos ingressem na instituição.

Curso Medicina – A graduação abriu sua primeira turma em 2016. Com duração de seis anos, o curso é realizado em período integral (manhã e tarde).

A Medicina abrange atenção à saúde em todos os seus níveis: primário, secundário e terciário. O ser médico envolve gostar de pessoas e lidar com elas, pensando na promoção da saúde, na prevenção e tratamento de doenças. Entre as principais características do acadêmico de medicina estão a dedicação, o olhar voltado para o próximo, a curiosidade científica, e uma grande capacidade de estudos, pois a área evolui muito rapidamente.

Mercado Profissional: O médico formado pela UFPR será um profissional generalista, conforme as diretrizes curriculares orientadas pelo Ministério da Educação. Todavia, o universitário pode se especializar após os seis anos de curso, fazendo pós-graduação ou residência médica – o que leva, no mínimo, mais três anos de estudos. É nesse momento que o ginecologista, o ortopedista, o cardiologista, entre vários outros, são constituídos. O curso de Medicina da UFPR procura dar aos seus alunos uma formação humanista, reflexiva, crítica e centrada no indivíduo. A formação não dá prioridade apenas à técnica, mas também à cidadania. O aluno de Medicina precisa aprimorar a sua formação como cidadão, para auxiliar os pacientes.

Sem nome %281144 x 250 px%29