1144x150 %284%29

SAÚDE

Criação de consórcio pode ser o caminho para o Hospital Regional de Toledo abrir as portas

Na coletiva à imprensa o Ministro da Saúde falou que a primeira alternativa seria o Hospital Escola, mas a reunião técnica apontou a possibilidade de Consórcio

01/09/2017 - 11:29


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, acompanhado do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, esteve nesta quinta-feira (31), em Toledo. O principal objetivo da visita foi avançar nas discussões que buscam formas de garantir o início do funcionamento do Hospital Regional.

A partir da reunião de trabalho envolvendo diversos gestores ficou encaminhado como alternativa para que o Hospital Regional passe a operar, a criação de uma comissão composta de vários entes. A prefeitura de Toledo, o Governo do Estado do Paraná, Universidade Federal do Paraná, a Ebserh, o Ministério da Saúde irão compor essa comissão, que traçará um plano piloto alternativo para viabilizar a abertura do hospital. Uma das alternativas mais discutidas na reunião foi a criação de um consórcio.

“Precisamos encontrar uma solução diferente da que temos hoje e que dê condições de efetivamente a gente conseguir abrir esse hospital tão importante pra cidade de Toledo, quanto para as cidades circunvizinhas. Eu fiquei encantado com a qualidade do hospital, bem como com a motivação dos alunos do Curso de Medicina, que tive a oportunidade de conhecer e assistir o trabalho deles em sala de aula”, afirmou o presidente da Ebserh, Kleber Morais, durante a visita às obras do Biopark.

Em coletiva de imprensa, o ministro Ricardo Barros disse que “o hospital está pronto, equipado com recursos públicos alocados. É evidente que são inúmeros hospitais e upas a serem colocados em funcionamento no Brasil. É um grande desafio colocar em funcionamento todas essas estruturas. Aqui em Toledo, como existe o Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná trouxemos o presidente da Ebserh para que ele avalie a possibilidade de assumir esse prédio como hospital escola do Curso de Medicina da UFPR, sendo uma unidade operada pelo Ministério da Educação. O principal problema e desafio é o custeio permanente de uma instituição como essa. Esperamos encontrar uma equação sustentável. A primeira delas é insistir em um hospital escola”, afirmou o Ministro.

O prefeito Lucio de Marchi disse que as visitas foram muito importantes para o município. “Os equipamentos já estão à disposição, mas uma caminhada começa com um simples passo. É possível que haja essa parceria com todos os entes. Para isso nossos deputados estão nos auxiliando a costurar os apoios necessários tanto do Governo do Estado, quanto do Governo Federal, para que a nossa população possa ser bem atendida com o funcionamento do Hospital Regional”, afirmou o prefeito.

A visita

A agenda teve dois momentos. Inicialmente foram realizadas duas visitas, com acesso à imprensa, e depois uma reunião de trabalho, esta reservada às autoridades e técnicos. A programação começou com uma visita ao curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em seguida, o ministro e demais integrantes da sua comitiva visitaram o Hospital Regional para conhecer in loco a estrutura existente. A comitiva ainda visitou as obras do Biopark, encerrando a programação em Toledo.

Sem nome %281144 x 250 px%29