Casa de not%c3%adcias 1144x150

EMPREENDEDORISMO

Cenário econômico mostra sinais de recuperação, diz o economista Raul Velloso

A afirmação é do economista e ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Raul Wagner dos Reis Velloso, em palestra no Conexão Empresarial em Toledo, na noite de terça-feira (19).

20/09/2017 - 16:56


 

A crise na economia brasileira está sendo a maior da história do país, contudo, a notícia boa é que de fato os sinais indicam um período de recuperação. A afirmação é do economista e ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Raul Wagner dos Reis Velloso, em palestra no Conexão Empresarial em Toledo, na noite de terça-feira (19).

Para o experiente economista, os sinais indicam a retomada no setor econômico. “Finalmente estamos saindo do fundo do poço; durante muito tempo descemos, agora tudo indica que está subindo, sem que haja muito risco dessa subida ser revertida, e em breve poderemos completar a recuperação do ciclo econômico”, explicou.

Como em outras ocasiões em que problemas de ordem mundial refletiram na economia brasileira, dessa vez não se pode usar este argumento como justificativa. “Essa crise não veio de fora, é própria do país, e está intimamente ligada aos erros cometido na gestão do setor público nos governos recentes”, afirmou.

Velloso chamou a atenção para a crise fiscal, risco Brasil (indicador que tenta determinar o grau de instabilidade econômica de cada país) e queda nos investimentos, entre outros aspectos. “Estes fatores se interligam, mas a raiz de todos os problemas é a crise fiscal; enquanto estiver presente,  geram consequências que atrapalham o funcionamento da economia”, disse.

De acordo com o economista, o país já vive uma escalada sustentável de crescimento na economia. “Classifico como uma recuperação cíclica, o que de certa forma também é a anulação de problemas que causaram a queda da economia; temos sinais como a redução no endividamento das famílias, queda na taxa do desemprego, inflação baixa, com expectativa de baixar para o futuro, juros em queda, são fatores que explicam a recuperação. Não estamos ainda na porta do poço, mas já está melhorando e  até mesmo os estrangeiros estão mais otimistas com o Brasil do que nós mesmos”, salientou.

Após a exposição inicial, os empresários Rainer Zielasko e Mario César Costenaro puderam debater questões do cenário econômico e também político com o economista.

Conforme Rainer, a palestra foi bastante produtiva e  mostrou que o país já está num cenário de crescimento, o que é positivo para quem quer investir e apostar no nosso país, que tem tudo para dar certo. Destaca que o palestrante deixou uma grande lição.

“Ele nos mostra que existem caminhos, as oportunidades de melhoria também. Mas não adianta esperar que algum milagroso faça; nós cidadãos, empresários, através das nossas entidades representativas, temos que nos fortalecer, exigir aquilo que é de direito. Creio que estamos no caminho certo, porque temos nossa Associação e Federação organizados neste sentido”, destaca.

Costenaro também ressaltou que é fundamental e oportuno eventos como o Conexão Empresarial, em trazer visões de fora, de pessoas que  transitam nas esferas do poder decisório, para ampliar a visão macro dos empresários e população como um todo.

Além disso, ressalta que a fala do palestrante reforça o entendimento de que na comunidade em que se está inserido é que deve haver a organização dos setores produtivos, de forma a entender as dificuldades e oportunidades.

“Somente assim é que conseguiremos planejar e priorizar estratégias que têm que ser buscadas em um escalão maior. Fica o ensinamento, como cidadãos e empresários, que devemos compreender o quanto podemos fazer, talvez num prazo não tão curto quanto a gente queira, mas se não externarmos e colocar nossas prioridades, vêm primeiro as prioridades e políticas dos outros, que infelizmente não estão sendo tão efetivas em termos de resultados em nosso país”, frisa.

Após a palestra foram sorteados dois cartões-presente no valor de R$ 300,00 cada um. Foram contemplados Nelson Gafuri, do Sindicato Rural de Toledo, e Daniela Leal, da Sportland.

Parceria

São parceiros da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) no Conexão Empresarial 2017 o Sicoob Meridional, Fiasul Indústria de Fios, Lumiar Turismo, Slaviero Veículos, Gráfica JA, Colégio La Salle, Olinda Hotel e Eventos, Vip Dinâmica Corretora de Seguros, Coamo Agroindustrial, PUCPR, Sebrae, Prefeitura de Toledo e Câmara Municipal.

Sem nome %281144 x 250 px%29