1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

FEMAI e INNOVACITIES unindo capital intelectual das Universidades e o setor produtivo

Novos inventos tecnológicos e sociais, propriedade intelectual e muitas oportunidades de negócio

21/09/2017 - 10:09


Abriu nesta quarta-feira (20), a quinta edição da Feira de Máquinas, Automação e Indústria (FEMAI), neste ano, a novidade é a parceria com  a InnovaCities da Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o apoio da Federação Internacional de Associações de Inventores (IFIA). O objetivo destas parcerias é aproximar o capital intelectual das universidades e o setor produtivo.

O diretor de Feiras e Eventos da ACIT e coordenador da FEMAI , Gilberto Menoncin conta que a InnovaCities é uma feira dentro da Feira de Máquinas. “A ABIPIR além de trazerem tecnologia, estão estudando novidades necessárias para todos os mercados, via universidade, por demanda ou iniciativa deles e aí eles trazem para o domínio público. Algumas são vendidas, outras são de domínio público gratuito, mas o papel da FEMAI com eles é trazer o setor de ensino próximo da indústria, que precisa de soluções que estão dentro das universidades. São inventos que facilitam a vida das empresas, seja na indústria, na prestação de serviços em todos os setores”.

Outra novidade da Feira é a presença da Hackaton Innovacities - Maratona de Inovação em Saúde Pública InnovaSaúde, que tem por objetivo criar tecnologias reais e aplicáveis para reduzir gargalos em toda a cadeia da saúde, da prevenção à saúde da família e atendimento básico à emergência. “As pessoas irão criar projetos que serão julgados e na sequência os melhores serão premiados. Estes projetos criados aqui serão de domínio público, gratuito, disponível as empresas”.

Ao todo são 45 expositores na Feira, a maioria de Toledo e região oeste. “Tem empresas que participam aqui desde a primeira feira e continuam trazendo novidades porque é uma vitrine para o mercado. Todo mundo faz negócios , as coisas só iniciam aqui e tem um prazo longo para concretizar os negócios”.

Entre tantas atividades programadas, além das exposições, contempla encontros, reuniões técnicas, fórum, meetup, oficinas e intervenções. O Evento vai até sexta-feira (22), no Centro de Eventos Ismael Sperafico  e mostra novidades de  empresas de equipamentos para avicultura e peças agrícolas, estruturas metálicas e pré-moldados, automação industrial, esteiras modulares, máquinas para fabricação de sorvetes, luminárias em LED, alarmes e cerca elétrica, uniformes, embalagens, equipamentos para elevação, escavação e demolição, e ainda, a Defere Propriedade Intelectual marca presença na Feira para orientar inventores como proteger sua marca.

Sem nome %281144 x 250 px%29