1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Projeto voltado a imigrantes é contemplado na INNOVACITIES

Com projetos voltados à saúde pública, grupos de universitários de toda a região se empenharam na disputa, que consagrou a equipe nomeada como ‘Guia do Imigrante’

26/09/2017 - 09:27


Chegou ao fim a primeira maratona de Hackathon, com a temática INNOVA-SAÚDE, promovida pelaFeira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções e Inovações - INNOVACITIES, realizada simultaneamente durante a 5° Feira de Máquinas, Automação e Indústria - FEMAI 2017, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, de 20 a 22 de setembro.

Com projetos voltados à saúde pública, grupos de universitários de toda a região se empenharam na disputa, que consagrou a equipe nomeada como ‘Guia do Imigrante’, formada por acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, (UTFPR), campus Toledo.

O projeto, contemplado em primeiro lugar, identificou a necessidade de imigrantes instalados em Toledo, tendo em vista a falta de informação referente aos atendimentos voltados à saúde pública.

O estudante de Engenharia da Computação, da UTFPR, Thiago Wideck, ressalta o objetivo do trabalho desenvolvido durante a INNOVACITIES. “Identificamos que em Toledo há um grande número de imigrantes que apresentam dificuldades para se direcionar até os locais de atendimento médico. Assim, em uma série de ações de incentivo, objetivamos facilitar a comunicação e compreensão, para que saibam exatamente onde resolver suas necessidades”, explica.

O estudante revela que a ideia é dar sequência aos trabalhos. “Em um primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde demonstrou à intenção de levar às sugestões a diante, por isso, vamos disponibilizar todo o material e melhorá-lo, para de fato, colocar em prática, facilitando o acesso do público à prestação de serviço gratuita no município”, ressalta.

Segundo o diretor de Feiras e Eventos da ACIT, Gilberto Menonin, o evento gerou boas expectativas à FEMAI. “Um dos grandes desafios da INNOVACITIES foi superado com grande relevância. Em três dias surgiram ótimas ideias, incluindo o projeto vencedor. Ressalto a importância do mesmo, em que todos os dados serão aproveitados e melhorados, visando o bem estar dos imigrantes instalados no município de Toledo”, frisa. 

INNOVACITIES

Essa foi a primeira vez que a Feira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções e Inovações - INNOVACITIES veio ao Paraná, sendo uma iniciativa da Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores – ABIPIR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Federação Internacional de Associações de Inventores (IFIA).

 
Sem nome %281144 x 250 px%29