1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Paraná lança aplicativo que ajuda na aprendizagem de alunos surdos

Ferramenta de apoio para profissionais da educação, estudantes surdos e comunidade surda é inédita no País

03/10/2017 - 22:23


O Governo do Paraná lançou essa semana o Sinalário Disciplinar em Libras, uma ferramenta de apoio para profissionais da educação, estudantes surdos, comunidade surda e toda pessoa interessada. Desenvolvido pela Secretaria da Educação, o aplicativo é inédito no País e disponibiliza vídeos com termos e conteúdos disciplinares na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A rede estadual de ensino abriga cerca de 7,5 mil alunos surdos, que estudam em colégios bilíngues ou no ensino comum com o auxílio de intérpretes de Libras.

A ferramenta está disponível gratuitamente para toda a comunidade surda, não apenas para alunos e professores da rede estadual, destacou a secretária da Educação, Ana Seres Comin. “Temos um avanço muito grande na área de tecnologia. As ferramentas tecnológicas são utilizadas de maneira interdisciplinar por todos os técnicos da Secretaria e chega até a sala de aula”, afirmou.

Conteúdos

O sinalário foi desenvolvido pela Coordenação de Produção da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais e pelo Departamento de Educação Especial, com o apoio da Fábrica de Aplicativos da Secretaria da Educação. Cerca de 300 vídeos já estão disponíveis, com conteúdos em Libras das 13 disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, Educação, Física, Ciências, Biologia, Artes, Química, Física, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História.

O diferencial do aplicativo é que, além do sinal em Libras, ele também traz a datilologia (alfabeto manual) da palavra e a contextualização do termo apresentado no vídeo. Seu layout possibilita que o uso seja fácil e intuitivo, permitindo o compartilhamento dos vídeos. O aplicativo conta, ainda, com um botão de contato, onde o usuário poderá enviar sugestões, críticas e também pedidos de novos sinais.

Comunicar

O professor Eduardo Tanaka é surdo e dá aula de Libras aos funcionários da Secretaria da Educação. “Os surdos sofrem bastante nas salas de aula pela dificuldade em se comunicar. O aplicativo vai facilitar o aprendizado, porque professores e alunos poderão utilizar os conteúdos, além de contribuir com o trabalho dos intérpretes”, afirmou.

Também surda, a professora Marjorie Bueno de Souza, da Escola Estadual Guilherme Jacobucci, dá aula para o quinto ano do Ensino Fundamental. “A ferramenta vai facilitar o acesso a conteúdos pelos alunos e professores surdos. Algumas crianças têm mais dificuldade de aprendizado em leitura e escrita. Quando tiver palavras que eu não conheço, posso procurar no aplicativo. Isso vai ajudar na compreensão do conteúdo”, explicou.

Gratuito e disponível

O Sinalário Disciplinar em Libras é gratuito e está disponível para download na App Store e na Play Store, além do site Dia a Dia Educação (www.diaadia.pr.gov.br). Para assistir os conteúdos em vídeo os usuários precisam estar conectados na Internet.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29