Casa de not%c3%adcias 1144x150

EMPREENDEDORISMO

Meio ambiente realiza capacitação para empreendedorismo dos catadores

Catadores de materiais recicláveis de Toledo participam de qualificação para melhorarem o processo de separação e comercialização dos produtos

 

05/10/2017 - 11:09


Com o objetivo de promover o empreendedorismo nos catadores de materiais recicláveis de Toledo o Provopar estadual, Instituto das Águas, Sanepar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão promovendo uma capacitação para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis. O primeiro módulo da capacitação aconteceu na última terça-feira (03) e reuniu todos os cooperados e associados no Centro da Juventude do Jardim Europa.

Os catadores vão receber materiais de segurança como luvas, aventais e diversos equipamentos para auxiliar no procedimento da coleta. Serão programadas outras capacitações de acordo com a disponibilidade dos catadores. “Não podemos interferir no expediente dos trabalhadores de materiais recicláveis. É essencial essa qualificação que busca o aperfeiçoamento e o incentivo para o melhor desempenho do trabalho dos catadores”, destacou a assistente social responsável pelo setor de Educação Ambiental, Ires Damian Scuzziato.

A intenção principal da qualificação é despertar o empreendedorismo, melhorar a comunicação dos catadores para que eles tenham mais facilidade na hora de fazer a comercialização dos materiais, e colaborar no processo de separação dos materiais.

Em reunião com o prefeito Lucio de Marchi na quarta-feira (04), Iria tratou do projeto de pesquisa com alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que pretende estudar e conhecer a vida dos catadores de materiais recicláveis autônomos que não fazem parte nem da Associação e nem da Cooperativa. O estudo pretende levantar dados de como vivem esses trabalhadores, quais as condições de salubridade em que trabalham e habitam. O projeto deve entrar em ação no que vem.

Da Assessoria

 

Sem nome %281144 x 250 px%29