1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TECNOLOGIA

Estudante desenvolve equipamento que reduz em 80% o trabalho no plantio de hortaliças

Além da redução de tempo no plantio, o equipamento traz qualidade de vida aos produtores que sofrem dores devido ao movimento repetitivo.

09/10/2017 - 17:51


Willian Georg é estudante de Engenharia Elétrica (Centro universitário FAG) e criou um equipamento capaz de reduzir o tempo de plantio de mudas trazendo mais produtividade e qualidade de vida aos produtores.

A maior parte da produção de hortaliças está concentrada em propriedades de exploração familiar com menos de 10 hectares, onde a mão de obra tem se mostrado um entrave no aumento da produção. Isso porque o processo para replantar as hortaliças é realizado manualmente, onde o produtor precisa passar várias horas abaixado.

Ao perceber essa necessidade Willian realizou pesquisas e desenvolveu um equipamento compacto que pode ser aplicado em áreas de pequeno e médio porte aumentando a capacidade produtiva e evitando problemas na coluna, causados pelo esforço repetitivo em posição inadequada.

O equipamento possui uma estrutura formando o chassi; roda transportadora com pneu e cantoneiras em L, para as linhas de plantio. Sendo capaz de transplantar até 6 linhas de uma única vez. Cada linha possui, rodas de nível para flutuação das linhas, seguido de facas rotativas, disco de modelagem de cova para as mudas e rodas cobridoras para a base das mudas, e molas de compressão. Seu sistema de distribuição de mudas contem engrenagens; correntes e células, com seu fundo acionado por molas de torção para abertura do fundo de sua base.

O equipamento tem se mostrado bastante versátil e poderá ser usada em grandes áreas puxada por trator. Para áreas menores a plantadeira conta com motor próprio que pode ser a combustão ou elétrico dando agilidade tanto no plantio quanto nas manobras entre os canteiros.

Willian explica que no mercado internacional existe plantadeira de grande porte que é arrastadas pelo trator, no entanto a necessidade do trator inviabiliza sua utilização por pequenos e médios produtores, tanto pelo custo quanto pela necessidade de espaço para conduzir o equipamento.

Agora Willian busca empresa interessada em comercializar esta tecnologia. “Tenho produtores interessados em adquirir a maquina, no entanto eu busco uma empresa para fabricar e comercializar este produto” .

Mais informações sobre o produto podem ser adquiridas diretamente com o inventor através dos telefones (45) 99976 2875 pelo email willianagrobaggio@hotmail.com ou outras informações em www.defere.com.br/blog

 

Sem nome %281144 x 250 px%29