Casa de not%c3%adcias 1144x150

EMPREENDEDORISMO

Empreendedores de Toledo, no oeste do PR, participam do SebraeDay

Ação inédita no município foi estimulada pela parceria entre o Sebrae/PR e Cais Coworking; empresários tiveram um dia de orientações gratuitas para o desenvolvimento dos negócios

11/10/2017 - 18:57


Eles têm o compartilhamento e a cooperação nos seus DNAs. Os ‘coworkers’ são empresários e empreendedores que dividem o mesmo espaço físico no fomento dos negócios. No entanto, além de repartirem estrutura, também partilham conhecimento. Foi com esse foco que surgiu a proposta de realizarem um momento inédito em Toledo, o ‘SebraeDay’.

“Possibilitamos atendimento in loco às empresas que estão dentro do Cais Coworking de Toledo. Eles ‘respiram’ inovação e levamos a eles esse atendimento diferenciado por meio do SebraeDay”, explica a consultora do Sebrae/PR Deborah Steiner Dias. A ação, que aconteceu no último dia 28, promoveu um dia inteiro de atendimento e orientação aos empreendedores que compartilham o espaço.

Em um mesmo dia, doze pequenos negócios passaram pelo atendimento do Sebrae/PR no Cais. A jornalista Selma Becker fez parte desse grupo. “O atendimento superou nossas expectativas, pois as orientações dialogaram especificamente sobre cada modelo de negócio. Por ser individual, há o entendimento da essência do empreendimento e as respostas são mais eficientes”, argumenta.

Selma complementa que mesmo já tendo contato com as soluções do Sebrae/PR em outros momentos, o SebraeDay trouxe uma oportunidade única de direcionamento. “Foi um momento diferenciado, onde conseguimos perceber uma reflexão mais perto do que é o nosso negócio. O próximo passo é agendar assessoria específica para nos ajudar nos encaminhamentos do planejamento estratégico”, destaca.

A consultora do Sebrae/PR salienta que a maior demanda dos empreendedores atendidos foi na área de gestão. “Grande parte dos coworkers são autônomos, especialistas em suas atividades, como jornalistas, advogados, arquitetos, dentre outros. Assim, eles entendem muito de suas profissões, suas áreas de trabalho, mas têm dificuldade em gerenciar o próprio negócio quando empreendem”, alerta Deborah.

Nesse sentido, foram orientados conforme cada modelo de negócio para que possam desenvolver seus empreendimentos e planejar ações de melhoria estrategicamente. “Além do atendimento individual, estamos formatando nova possibilidade de visita a esses empresários para orientá-los especificamente sobre planejamento estratégico”, indica a consultora.

Na avaliação do empreendedor Mozzer Woicekoscki, o SebraeDay foi a oportunidade de pensar um novo negócio. “Já estava com o projeto de um negócio inovador e inédito na cidade. As orientações recebidas no SebraeDay me mostraram ângulos diferentes que vão me ajudar no planejamento desse novo empreendimento. Ideias que não tinha posto em pauta até então”, assinala.

Mozzer é coworker do Cais há cinco meses junto a um corretor imobiliário e, dado o crescimento do negócio, estão migrando para um espaço maior. “Deixo de ser coworker por um tempo, mas volto com esse novo empreendimento que está sendo planejado com a ajuda da orientação que recebi e vou continuar tendo com o Sebrae”, ressalta o empresário.

SEBRAE/PR 45 ANOS

O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Sem nome %281144 x 250 px%29