Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Horário de verão começa neste domingo

Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

13/10/2017 - 16:48


Um novo ciclo do horário de verão começa neste domingo (15) e se estende até o dia 17 de fevereiro de 2018. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, inclusive no Distrito Federal. Neste ano, o governo chegou a estudar a extinção da prática por considerar que o retorno econômico não era tão expressivo, mas manteve a alternativa. Adotada pela primeira vez em 1931, a política do horário de verão tem a intenção de reduzir o consumo de energia artificial durante os meses mais quentes do ano. O sistema de mudança temporária do horário permite, por exemplo, que a iluminação pública seja acionada mais tarde.

O horário de verão é considerado uma medida internacional de redução do consumo de energia e de preservação do meio ambiente. Entre os países que adotam a prática estão, por exemplo, Canadá, Estados Unidos, México e países da União Europeia. No Brasil, apenas em 2008 a medida ganhou caráter permanente e passou a vigorar num período fixo, do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Extinção

O fim do horário de verão chegou a ser considerado pelo governo este ano após a divulgação de uma pesquisa do Ministério de Minas e Energia indicar a perda de eficiência da prática. Dados do estudo indicaram que o pico de gasto de energia está agora entre 14h e 15h em função das altas temperaturas, com o uso de aparelhos de ar-condicionado.

Anteriormente, o pico ficava entre 17h e 20h devido às atividades rotineiras de fim do dia da população, que envolvem o uso mais intenso dos chuveiros elétricos, televisão e demais aparelhos. Atualmente, o uso do ar condicionado, principalmente no início da tarde, tem sido indicado com um dos responsáveis pelo maior consumo elétrico.

Uma consulta pública sobre a adoção ou não do horário de verão em 2017 foi cogitada pelo governo, mas foi desconsiderada por falta de tempo hábil para a tomada de uma decisão válida ainda para este ano.

Mesmo com a redução da efetividade do programa de horário de verão nos últimos anos, a adoção da prática ainda se justifica pelo cenário de baixo armazenamento de água nas represas das hidrelétricas brasileiras. No entanto, ao confirmar que haveria o horário este ano, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, não descartou a possibilidade de questionar a população sobre o tema no futuro.

Sem nome %281144 x 250 px%29