1144x150 %284%29

TOLEDO

Processo de seleção para o serviço militar chega ao fim em Toledo

Ao todo aproximadamente 700 jovens participaram do processo

13/10/2017 - 17:10


O processo de seleção para o serviço militar teve início no dia dois de outubro e teve o seu encerramento na manhã da última quarta-feira (11). A inspeção militar aconteceu no Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa. Ao todo, 700 jovens se apresentaram durante o período de inspeções. Destes, 400 jovens ficaram aptos à segunda etapa da seleção, que acontece no mês de fevereiro em Cascavel. Esse número corresponde a 60% dos jovens entrevistados. O alistamento militar é obrigatório para os homens que completam 18 anos em 2017. 

 

Os pré-requisitos para servir o Exército são: ter no mínimo o 9° ano do ensino fundamental completo; não ter nenhum tipo de problema social; de saúde ou físico; entre outros. Aquelas pessoas que não estão em dia com o serviço militar, podem sofrer restrições, na busca por um emprego, matrícula escolar, concurso público e na aquisição de passaporte. 

 

Segundo o 1º tenente Higino do 15º Batalhão de Logística e responsável pelo processo de seleção em Toledo, os Jovens do município estão de parabéns com índice pequeno de drogadição e boa qualificação. “O índice de drogadição foi ínfimo, apenas 1% dos entrevistados apresentaram esse problema e alguns já estão passando por tratamento, o que é muito bom, visto que em outras cidades esse índice é bem maior. Em Toledo também foi observado um número alto de jovens com capacitação profissional, foram muitos motoristas, mecânicos, eletricistas e muitos jovens com conhecimento na área de informática”, relatou o tenente.

 

“Esses jovens que tem uma qualificação terão uma atenção especial na próxima seleção e provavelmente serão aproveitados em suas áreas de conhecimento”, comentou o 1º tenente Higino.

 

Políticas Públicas

 

Para o diretor de apoio a juventude, Jairo Cerbarro, o perfil dos jovens de Toledo agradou muito no processo seletivo. “O perfil dos nossos jovens agradou muito o pessoal, que fez a seleção. Nós temos em Toledo jovens comprometidos, que já trabalham e possuem qualificação. A maioria dos jovens já terminou o ensino médio ou está em processo de conclusão e alguns deles já estão cursando alguma faculdade. Isso tudo é fruto das várias políticas para juventude realizadas em Toledo”.

 

Internet

 

Para o ano de 2017 o cadastramento para o alistamento militar passou a ser feito pela internet, através do site http://www.alistamento.eb.mil.brSegundo a secretária, da Junta Militar, de Toledo Luciana Viana, o alistamento online agilizou bastante o processo. “Com o início do processo de cadastramento online, os jovens puderam efetuar o primeiro cadastro sem sair de casa, o que facilitou muito e diminuiu bastante o número de pessoas, que não efetuaram o cadastro”.

 

Retorno

 

Os 400 jovens aprovados no primeiro processo seletivo devem apresentar-se novamente no mês de fevereiro, quando acontece a segunda etapa de seleção já em Cascavel, aqueles que foram escolhidos nessa etapa estarão aptos ao serviço militar e começam a servir na semana seguinte.

 

Os jovens de Toledo escolhidos no processo seletivo devem servir em uma das quatro organizações militares de Cascavel, que são: 15° Batalhão de Logística; 15° Batalhão de Infantaria Mecanizada; 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado e no Batalhão de Comunicações, aberto em 2017. Os jovens ainda podem servir no Batalhão da Força Aérea em Catanduvas.

 

A partir do mês de dezembro os selecionados para a segunda etapa da seleção terão disponível em seu cadastro na internet a organização militar que devem se apresentar. No dia 21 de novembro, no Teatro Municipal de Toledo, acontece o juramento a bandeira, onde os jovens recebem o certificado de alistamento militar (CAM). A banda do exército fará uma apresentação durante o evento, que também contará com a presença dos pais dos jovens dispensados e de autoridades do município.

Sem nome %281144 x 250 px%29