1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

ESPORTES

Reunião Arbitral definiu a forma de disputa do Campeonato Paranaense de Futebol

Nas mãos, Dulaba tinha uma proposta de nova fórmula do paranaense para ano que vem.

18/10/2017 - 17:48


O presidente do Toledo Esporte Clube, Carlos Alberto Dulaba, viajou até a capital paranaense para participar da reunião arbitral que decidiu a fórmula de disputa do campeonato estadual em 2018. Nas mãos, Dulaba tinha uma proposta de nova fórmula do paranaense para ano que vem.

A proposta do presidente do TEC era dividir os doze times em dois grupos, onde clubes do Grupo A enfrentariam clubes do Grupo B em sistema de turno e returno. O sorteio para distribuir os times nos dois grupos seria em duplas, da seguinte maneira: Atlético e Coritiba, Cascavel e Toledo, Maringá e Londrina, União e Foz do Iguaçu, Cianorte e Prudentópolis, além de Paraná Clube e Rio Branco. Na segunda fase, os confrontos seriam dentro do mesmo grupo: 1º do A versus 4º do A, 2º do A versus 3º do A e assim aconteceria no outro grupo.

Carlos Dulaba explicou as vantagens que essa proposta teria: “Na primeira fase teríamos dois Clássicos da Soja, dois Clássicos do Café e dois Atletibas, por exemplo. Iríamos levar mais público nos estádios com os clássicos regionais e o desgaste com viagens seria igual, pois o Toledo enfrentaria o Rio Branco no estádio 14 de Dezembro e no Litorial. Ambos os times teriam o mesmo deslocamento”.

Até a data de ontem, o presidente Dulaba tinha como apoiadores dessa nova fórmula os presidentes do Cascavel, Cianorte, União, Prudentópolis, Rio Branco, Londrina e Foz do Iguaçu. Ao todo, a proposta do presidente do Toledo totalizaria oito votos.

A FÓRMULA APROVADA NO ARBITRAL

Porém na reunião arbitral que aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 17 em Curitiba, mudaram de opinião os presidentes do Cascavel, Cianorte, Prudentópolis e Rio Branco de Paranaguá. Os times que continuaram apoiando a proposta do presidente Dulaba foram Foz do Iguaçu, Londrina e União de Francisco Beltrão.

Ficou definido então que a nova fórmula mantém a divisão dos 12 clubes em dois Grupos, porém na primeira fase os clubes se enfrentam dentro da própria chave. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogo único: 1º do Grupo A versus 2º do Grupo B. Os vencedores disputarão a final da primeira fase e o campeão garante vaga na finalíssima do estadual, assim como acontece no campeonato carioca.

Na segunda fase, outra Taça será disputada. Mas dessa vez os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B, totalizando seis jogos. Ao final dessa segunda fase, classificam-se para as semifinais os dois melhores de cada grupo, que decidirão a segunda fase em jogos únicos nas semifinais e final. Ao campeão, a outra vaga na final do Paranaense 2018 e uma Taça para sua sala de Troféus. Caso o campeão das duas fases seja o mesmo clube, não haverá a necessidade de realização de uma final do Campeonato Paranaense. Os rebaixados serão os dois piores times na classificação final do campeonato.

Após a reunião do arbitral, Carlos Dulaba expressou sua opinião sobre o novo regulamento: “Em 2017 o Toledo teve que percorrer 5.800 quilômetros para disputar os jogos da primeira fase. Nosso deslocamento só não foi maior que o do Foz do Iguaçu. Além do desgaste, tem os custos de uma viagem até Paranaguá ou Curitiba por exemplo, onde temos que sair com dois dias de antecedência para amenizar a fadiga dos atletas. A proposta sugerida por nós era mais justa entre os clubes.”

Outro fator também citado pelo presidente Dulaba é que a fórmula aprovada pela federação acaba dificultando a presença de clubes do interior nas semifinais: “Como não teremos quartas-de-finais, é difícil surgir algum clube do interior entre os quatro melhores da competição. Esse ano teve o cruzamento entre Prudentópolis e Cianorte nas quartas e o Cianorte conseguiu a classificação para as semifinais. Infelizmente a disputa vai acabar nas mãos de quem tem mais dinheiro e o futebol do interior acaba sendo desestimulado.”.

Os grupos do Paranaense 2018 já foram definidos no arbitral, porém os confrontos ainda não foram sorteados. No Grupo A ficaram: Atlético-PR, Londrina, Prudentópolis, Rio Branco, Toledo e União. No Grupo B, estão Cascavel, Cianorte, Coritiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Paraná Clube. A primeira rodada do Campeonato Paranaense de 2018 está prevista para acontecer em 17 de janeiro.

Legenda Foto 30: O presidente Dulaba propôs um campeonato com mais clássicos regionais, porém a proposta foi negada. Foto: Albert Egon / M4S.

Legenda Foto 52: Campeonato Paranaense começa no dia 17 de janeiro. Foto: Albert Egon / M4S.

Sem nome %281144 x 250 px%29