1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Mentorias na aceleradora de novos negócios da PUC é tema de reunião na Acit

A proposta é estimular o empreendedorismo e a inovação

19/10/2017 - 11:35


Durante a reunião quinzenal da diretoria e conselhos da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, na manhã de quarta-feira (18),  foram apresentadas as atividades da Aceleradora Red Foot, criada no final do ano passado no campus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a qual tem a parceria da Acit. A proposta é estimular o empreendedorismo e a inovação e converter as novas ideias em soluções e novos negócios para a sociedade e região.

A aceleradora de novos negócios da PUC iniciou operações no primeiro semestre deste ano, recebeu 14 projetos, dos quais cinco estão em fase de acompanhamento para incubação. Segundo os professores do Núcleo de Excelência em Empreendedorismo e Inovação (NEEI), Hermes João Inácio e Evandro Redivo Nava, o trabalho está no segundo ciclo, conta com 12 projetos e necessita de voluntários que atuem como mentores junto aos novos empreendedores.

Segundo os professores, está formado um grupo com 15 mentores, no entanto, é importante ampliar o número de participantes para o próximo ano. “Já temos representantes da Acit atuando como mentores e nossa visita tem o intuito de esclarecer melhor sobre o trabalho realizado e estender o convite aos demais integrantes da entidade”, explicou o professor Hermes João Inácio, que já foi presidente da Acit.

O processo de mentoria é um suporte de profissionais e empresários  junto aos novos empreendedores que estão modelando os novos negócios na aceleradora. 
Segundo Hermes, a mentoria é importante para que os novos empreendedores tenham orientação de alguém com grande experiência de mercado, independente do ramo de atuação para que conheçam  visões diferentes. “Com base nestas experiências, eles podem questionar o modelo de negócio em mente, aperfeiçoar a ideia que tem de negócio e também significa a formação de rede de contatos, essencial para quem está começando um empreendimento”, salienta.

Conforme destacou o professor Evandro Nava, a mentoria não é o mesmo que consultoria. “O consultor dá respostas, já neste processo o papel do mentor é questionar os participantes, mostrar caminhos, sem dar respostas, é instigá-los para que busquem esta resposta. O mentor é um guia e não instrutor e sua função na Red Foot é desafiar o empreendedor, propor prazos, missões, desafios no dia a dia nesta jornada de implementação dos negócios”, frisa.

O ciclo atual será encerrado em 11 de novembro. Os empresários e associados interessados em participar do projeto da PUC como mentores podem inscrever-se por meio da Acit. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3055-4605 e e-mail executiva@acit.org.br

Sem nome %281144 x 250 px%29