1144x150 %284%29

CIDADANIA

Caçadores de Bons Exemplos querem ganhar os corações para a APAC

O casal Xavier acredita que o modelo penitenciário mata o assassino e salva o homem

20/10/2017 - 12:08


Sete anos na estrada, mais 405 mil quilômetros rodados, 1533 bons exemplos encontrados e propagados pelo casal Iara e Eduardo Xavier da Expedição Caçadores de Bons Exemplos. Eles largaram tudo venderam sua casa e saíram em busca de bons exemplos. O objetivo era inspirar, valorizar, conectar e mudar o olhar das pessoas sobre o sentido da vida. E desta vez, eles vieram a Toledo mostrar o que viram na experiência na APAC.

No auditório do Colégio La Salle os Caçadores de Bons Exemplos desejaram ganhar o coração de mais pessoas para a missão de significar e valorizar vidas. Entre tantas histórias, eles testemunharam os bons exemplos do sistema penitenciário APAC e afirmaram: Sim o modelo mata assassinos e salva homens.

O casal Xavier atendeu, mais uma vez, ao convite da Sicredi Progresso PR/SP. No ano passado eles estiveram em Toledo para uma rodada com cooperados, para contar as vivências da Expedição, reconhecer e registrar projetos sociais desenvolvidos em Toledo que impactam pessoas, como por exemplo, o Circo Ático.

Iara Xavier conta que durante a Expedição há uma transformação constante. “Eu falo que quem saiu em 2011 na verdade não são essas pessoas que estão aqui hoje. Já são sete anos na estrada, então muda muita coisa. Foram alguns resultados do nosso trabalho que a gente acabou ampliando pra chegar a mais e mais pessoas”.

E para que mais pessoas se conectem com esta rede de bons exemplos, o casal Xavier diversifica suas formas de comunicação com a sociedade. “Este ano estamos fazendo um filme longa metragem da nossa história pra passar no cinema e inspirar outras pessoas, mostrar que é possível mudar o mundo. Estamos fazendo uma gamificação no aplicativo. Vamos fazer um jogo do bem para as pessoas se envolverem. Distribuímos um livro pra todas as cidades do Brasil através das bibliotecas públicas. Estamos, com o apoio da Sicredi, fazendo um vídeo por dia”.

A parceria entre a Expedição e a Sicredi Progresso PR/SP proporciona a distribuição nas redes sociais, de um vídeo de um minuto, contando histórias que impactam a vida das pessoas positivamente. O intuito é criar o contraponto a massificação de notícias negativas. “Quer dizer, se a gente não consegue entrar e mudar as notícias que estão lá, a gente consegue subir essas notícias boas pelo menos nas redes sociais”.

Outra ação do casal é o desenvolvimento de uma metodologia de ensino para jovens. “Um jogo de tabuleiro para as crianças, tudo para inspirar as pessoas a caçarem bons exemplos. Neste ano as ações foram de amplificação. A gente fala que, precisamos poder morrer. Se a gente morrer o projeto tem que continuar. Então esse ano foi para esta estruturação”, avalia Iara Xavier.

Os projetos desenvolvidos visam inspirar as pessoas a darem sentido para suas vidas. “É tudo gratuito, nosso trabalho é totalmente voluntário, não existe venda de nada. O Sicredi, por exemplo, compra os livros com preço diferenciado na editora, a preço de custo, pra distribuí-los gratuitamente”.

O livro também podem ser adquiridos nas redes de livrarias. “O livro pode ser comprado nas redes literárias, como a Saraiva, Cultura... e a cada livro vendido, um é doado a professores da rede pública”.

Iara lembra que todos os jogos e os vídeos são feitos por voluntários que são recrutados. A Expedição já conta com uma rede de mais de 500 voluntários no Brasil. “É uma rede do bem, cada um dá o que tem de melhor com seu próprio trabalho”.

O presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Cirio Kunzler diz que a Cooperativa Financeira está em sintonia com os propósitos da Expedição. “No ano passado os trouxemos para falarem aos nossos cooperados, pois este propósito está conectado com o princípio do cooperativismo – que é a sintonia com a comunidade, mas também, queremos ser propagadores da valorização da vida e dos bons exemplos. Acreditamos que juntos podemos mudar o mundo para melhor”, defendeu Kunzler.

APAC mais uma paixão

Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC ganhou o coração da Expedição: Caçadores de Bons Exemplos. “Queremos mostrar mais sobre a APAC. Pois por falta de conhecimento do método, algumas pessoas acabam reproduzindo o preconceito. A APAC e o União Faz a Vida são dois projetos que gostaríamos que estivessem presentes em todos os municípios do Brasil, porque trazem soluções para os problemas”, defendeu Iara.

Ela explica que o projeto União Faz a Vida traz a solução pela educação, e a APAC é uma solução para a população carcerária. “Hoje a gente quer trabalhar com essas duas pontas: é melhor educar do que punir, mas infelizmente temos que punir pessoas por coisas que já aconteceram, e por que não salvá-las? O método APAC tem uma frase que diz “Matando o criminoso e salvando o homem”. Isso é muito bonito porque quebra o ciclo de “é preso, volta pra comunidade, preso, volta pra comunidade”. A gente começa a quebrar essa corrente”.

A reincidência de atos criminosos no sistema penitenciário tradicional é de mais de 85%, enquanto na APAC é menor de 10%. Iara Xavier encerrou a palestra dizendo que aprendeu o significado da palavra coragem, em Latim, com uma amiga. “Coragem, em Latim, quer dizer agir com o coração. Eu desejo que todos vocês sejam corajosos e ajam com o coração”, finalizou.

Sem nome %281144 x 250 px%29