Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Sadia sobe ao pódio em três categorias no Paranaense de Conjuntos

A equipe participou no adulto nível I, juvenil nível I e pré-infantil níveis I e II, subindo ao pódio nas três categorias

30/10/2017 - 15:58


A equipe de rendimento da Sadia obteve excelentes resultados no Campeonato Paranaense de Conjuntos, de 27 a 29 de outubro, em Toledo. A equipe participou no adulto nível I, juvenil nível I e pré-infantil níveis I e II, subindo ao pódio nas três categorias. No adulto, a equipe foi campeã no geral e por aparelhos. No juvenil, a equipe classificou-se em primeiro lugar no geral, em primeiro no aparelho corda e em segundo no aparelho maças. No pré-infantil, nível I, o conjunto ficou em terceiro lugar no conjunto mãos livres.

Os resultados foram considerados bastante positivos e fundamentais para uma avaliação dos conjuntos, em todas as categorias, visando as alterações necessárias para o campeonato brasileiro, o próximo compromisso do clube. Os três conjuntos vão participar do campeonato brasileiro de conjuntos, em novembro. “Evoluímos bastante, mas temos muito ainda a crescer”, comentou o técnico da equipe juvenil, Jean Milan. Tanto ele, quanto a técnica do adulto e coordenadora técnica do projeto de GR de Toledo, Anita Klemann, como a técnica da equipe pré-infantil, Adelina Magedanz Dalazem, pretendem trabalhar nos próximos dias para corrigir as eventuais falhas detectadas durante o Paranaense. “Temos ainda um mês para trabalhar bastante e melhorar ainda mais o trabalho”, reforçou Anita. “O Paranaense acaba sendo uma prévia do Brasileiro, pois no estado estão as melhores equipes do país. O Paraná é referência na GR”, completou Adelina

Estrutura e qualidade técnica

A diretora de competição do Campeonato Paranaense de GR, Eloisa Maranho, elogiou a estrutura do clube Sadia, que sediou a competição, de sexta a domingo, e a acolhida aos atletas, técnicos e dirigentes. “A estrutura é ótima, não temos do que reclamar. As atletas têm espaço para treinos e a quadra de competição também é muito boa. Está tudo perfeito”, ressaltou ela, elogiando também o nível da competição, que coloca o Paraná entre as melhores equipes do país na ginástica rítmica. “As disputas foram muito parelhas, com notas bem próximas. Desfez-se o mito de favoritos. Quem errou menos em quadra levou o título”, observou a diretora de competição.

Segundo ela, as mudanças promovidas na avaliação das séries no último ciclo permitem ao público ver mais claramente os erros, mas ainda não estão completamente nítidos. Ela acredita que na virada deste ano devam ser feitas novas modificações que deverão tornar as regras da GR ainda mais claras, permitindo assim que o público perceba nitidamente os erros, facilitando a compreensão do esporte. “Se o público conhece as regras, como ocorre em modalidades como o futebol, maior será a compreensão da modalidade e mais popular ela irá se tornar. A GR está crescendo muito nos últimos tempos e igualando-se a outras modalidades, como a artística, que é mais popular”, acredita. Neste processo tem sido importante a participação dos veículos de comunicação, que estão dando cada vez mais espaço a esta modalidade.

Importância do esporte

Na abertura do campeonato, no sábado à tarde, o vice-prefeito de Toledo, João Batista Tita Furlan, destacou a importância do esporte na formação das pessoas, no desenvolvimento também do senso de disciplina e de responsabilidade. “Ao longo dos anos, a GR de Toledo não só formou grandes atletas, como também grandes seres humanos”, enfatizou o vice-prefeito, relatando a sua experiência no esporte, incentivado pelo pai, Pedrinho Furlan, grande incentivador da modalidade em Toledo. “O treino é dolorido, muito puxado, mas que as transforma em seres fantásticos. Superem os seus medos e continuem se dedicando. Este é o maior desafio a vencer”, aconselhou ele.

O presidente da Associação Toledana de GR, Rosan do Prado, deu as boas vindas às atletas, técnicos e dirigentes de equipes e destacou a importância extraordinária do esporte na formação das pessoas, bem como a participação das famílias, auxiliando e incentivando na prática da modalidade. “Sem elas, não teria GR”, afirmou. Ao lado da gerente do Sesi, Eliane Ritter, que também prestigiou a abertura, o secretário de Esportes e Lazer, Emerson Jerônimo, elogiou o trabalho da modalidade em Toledo e as suas conquistas, como recentemente em Londrina, quando representou o município nos Jogos da Juventude, trazendo o título de vice-campeã por equipe, entre outros resultados.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 27 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

 
Sem nome %281144 x 250 px%29