Casa de not%c3%adcias 1144x150

CIÊNCIA

Pesquisa sobre telecomunicações de docente da UNILA é premiada na Itália

O trabalho foi o vencedor na categoria "Tendências em Protocolos e Modelos de Comunicação".

10/11/2017 - 15:01


Integrante do corpo docente da UNILA desde 2015, o professor Marcelo Cezar Pinto teve seu artigo "Sobre a indecidibilidade da predição de mobilidade e o que procurar em mobilidade para melhorar a comunicação em redes móveis" premiado durante a 13ª Conferência Internacional Avançada em Telecomunicações, realizada em Veneza, Itália. O trabalho foi o vencedor na categoria "Tendências em Protocolos e Modelos de Comunicação".

O artigo é resultado de um trabalho conjunto com o professor Marco Aurélio Spohn, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pesquisa une a área de Redes de Comunicação com a Teoria da Computação, numa mostra de aplicação da teoria em um problema do dia a dia: a mobilidade em redes móveis. “Nosso artigo ganhou destaque nesse evento na Itália porque foi a primeira vez que uma aplicação uniu as duas áreas naquele contexto”, explica o professor Marcelo, que é mestre em Ciência da Computação pela Unicamp.

“A parceria com o professor Marco Aurélio começou em 2016, quando participei de uma banca de trabalho de conclusão do curso na UFFS. As discussões resultantes indicaram a possibilidade de se obter uma prova formal de que a predição de mobilidade em redes móveis é um problema sem solução em seu formato geral. No início de 2017, a prova estava concluída e o trabalho foi submetido à Conferência Internacional Avançada em Telecomunicações, onde foi aceito”, conta o docente.

No momento, os pesquisadores estão trabalhando em uma prova formal para o problema em formatos menos genéricos, na tentativa de encontrar um modelo que ainda seja útil e possua solução. Acesse o artigo premiado (em inglês) em http://bit.ly/2Ap6Dmj.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29