1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TECNOLOGIA

Sábado será de Maratona de Programação no PTI

Mais de 200 estudantes de todo o país disputam a final nacional da competição a partir das 15h

10/11/2017 - 18:13


A maior parte das 72 equipes de estudantes que participam da XXII Final Brasileira da Maratona de Programação, que neste ano é disputada em Foz do Iguaçu, é do Sudeste – de onde vêm 32 times. Em segundo lugar, está o Nordeste, com 17 equipes, seguido pelo Sul (11), Norte (6) e Centro-Oeste (6). Os grupos foram recepcionados no Auditório Alcibíades Luiz Orlando, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na manhã desta sexta-feira, 10.

 

Cada equipe é composta por três estudantes e um treinador – o que significa que mais de 200 pessoas estão participando da competição, que é sediada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Em apenas cinco horas – a partir das 15h de sábado, 11 – os grupos terão que resolver o maior número possível de problemas que será entregue no início da prova, com apenas um computador por time.

 

A Maratona é organizada pelo PTI, Unioeste e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O desafio acontece simultaneamente em outros países da América Latina. Desta etapa sul-americana saem 10 equipes vencedoras, que irão disputar a competição mundial em abril de 2018, em Pequim, na China.

 

O diretor técnico do PTI, Claudio Issamy Osako, comentou, na abertura do evento, que o PTI trabalha para atender as demandas de pesquisa e desenvolvimento da Itaipu Binacional. E, dentro desse convênio com a hidrelétrica, também são promovidos programas de pós-graduação e iniciação científica para os alunos das universidades da região.

 

“Para responder as demandas internas ou externas do nosso território, nada se faz se não tiver gente boa. O grande trabalho não é construir prédio ou montar um laboratório, é formar muita gente boa”, destacou Osako. Ele afirmou que a Maratona traz uma grande contribuição nesse sentido, pois incentiva os estudantes do território a estudarem e se prepararem.

 

Para Sandro Maria Martins Porro, da Superintendência de Informática da Itaipu, eventos como a Maratona de Programação têm potencial transformador. “Vocês (participantes) estão no caminho certo. Isso é o que vai levar o nosso país para a frente, e toda a região, porque estamos em um ponto estratégico e influenciamos toda a América Latina”, diz. Ele falou ainda da expectativa de Foz do Iguaçu, no futuro, sediar uma etapa mundial da competição.

 

O diretor do campus da Unioeste Foz, Fernando José Martins, ressaltou a importância da parceria com o PTI e a Itaipu. “As parcerias que se instituem para esse evento são também vitais para a sobrevivência das universidades”, afirma. “O PTI é hoje essa monstruosidade de excelência na área de tecnologia, a ponto de ter a sensibilidade de promover uma atividade como essa aqui, como parceiro”, complementou.

 

Na abertura do evento, os participantes também acompanharam palestras dos patrocinadores, como Facebook, B2W e VTEX. No período da tarde, foi feita uma sessão de “aquecimento” para a maratona e depois os competidores fizeram o passeio na Usina Hidrelétrica de Itaipu. No sábado, 11, das 15h às 20h, ocorre a competição oficial, simultaneamente com a disputa nos outros países da América Latina.

 

Sobre a Maratona

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Neste ano ocorre a 22ª edição da Maratona. É a primeira vez que o evento será realizado em Foz do Iguaçu.

Sem nome %281144 x 250 px%29