1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIDADANIA

Voluntários criam projeto para arrecadar fundos à UTI Neonatal do HBJ

Primeira ação do projeto “Pequeno Amor” acontece no próximo dia 30. Entrada é um pacote de fraldas para recém-nascido

17/11/2017 - 17:41


Todos os meses, cerca de 10 bebês que nascem no Hospital Bom Jesus, em Toledo, são encaminhados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que atende recém-nascidos prematuros de 18 municípios da região Oeste do Paraná. A unidade é uma das melhores em funcionamento no Estado do Paraná, sendo referência em atendimento humanizado, devido ao seu corpo clínico e estrutura física de 83 m², que conta com apenas 10 leitos.

É a única UTI Neonatal existente na região nos últimos 17 anos, oferecendo um cuidado integral aos recém-nascidos prematuros e suas famílias. Mais que cuidar da saúde dos bebês internados há um estímulo para a formação do vínculo emocional com as mães e pais, que é essencial nesta fase. “Têm bebês que passam mais de 100 dias internados, não tem como não se apegar e conseguir fazer uma mãe segurar seu filho no colo é uma emoção muito grande. Com isso, conseguimos minimizar os efeitos negativos da hospitalização e proporcionar um pouco de alegria às famílias em um momento tão difícil”, explica o pediatra e responsável pela UTI Neonatal João Pedro Pontes Câmara.

Além dos bebês nascidos em municípios da 20ª Regional de Saúde, na UTI Neonatal são atendidos bebês de outros municípios todos os meses. O trabalho - que tem muito amor envolvido - é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, além da equipe do Banco de Leite que também auxilia.

Dados internos da UTI Neonatal revelam que até o mês de outubro deste ano a taxa de sobrevida dos bebês foi de 90%. “Antes quando nascia um bebê com 700 gramas, por exemplo, dificilmente ele sobreviveria. Mas hoje, quando um recém-nascido chega com este peso e, se não existirem situações incompatíveis com a vida ou má-formação congênita, há uma esperança devido aos recursos e equipamentos que melhoraram nos últimos anos”, destaca Dr. João Pedro.

“Pequeno Amor”

Para divulgar e conscientizar a população sobre a qualidade e importância do trabalho que é realizado pela equipe da UTI Neonatal em prol dos bebês prematuros e suas famílias foi criado o projeto “Pequeno Amor”, iniciativa de um grupo de voluntários que se sensibilizou com a causa.

Constantemente, a UTI Neonatal necessita de diversos materiais para continuar oferecendo um tratamento humanizado aos bebês prematuros, em sua maioria de famílias carentes. Por isso, o projeto “Pequeno Amor” visa auxiliar no atendimento das necessidades da unidade, promovendo ações para arrecadar itens de uso cotidiano, como fraldas, cobertores, além de dinheiro para compra e manutenção de equipamentos como respiradores e monitores e insumos indispensáveis para o primeiro atendimento destes pequenos. “Temos equipamentos mais antigos e hoje já existem no mercado equipamentos que são menos agressivos à saúde do bebê”, comenta o médico.

Evento

No dia 30 de novembro será realizado um evento em prol da UTI Neonatal, às 19h, no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Toledo. Na oportunidade, o médico Dr. João Pedro Câmara e a diretora do Hospital Nissandra, falarão sobre a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da UTI Neonatal e realizarão o lançamento do projeto.

A fotógrafa Fernanda Abreu mostrará as fotos realizadas com crianças da UTI e a médica pediatra Dra. Renata Futagami falará sobre introdução alimentar em crianças. A entrada é um pacote de fraldas para recém-nascido.

Formas de ajudar

Qualquer pessoa ou empresa que queira colaborar com a UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus será muito bem-vinda. Podem ser doações de materiais que são específicos de uso hospitalar ou qualquer valor em dinheiro, que precisa ser depositado na conta: Banco Sicoob – Agência 4351 – Conta corrente 2519-4.

Quem quiser doar um pouquinho do seu tempo pode se juntar ao grupo de voluntários e fazer o projeto “Pequeno Amor” ganhar força. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 2103-2067 ou pelo facebook.com/projetopequenoamor/

Sem nome %281144 x 250 px%29