1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Congresso Paranaense terá Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Evento na próxima semana em São José dos Pinhais reúne prefeitos, gestores, vereadores, empresários e representantes de Governos Estaduais.

20/11/2017 - 14:05


A diretora do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eloá Mateus, participa na próxima semana, dias 23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais, do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, evento que reunirá prefeitos, gestores, vereadores, empresários e representantes de governos estaduais para tratar de tecnologia no desenvolvimento local dos pequenos e médios municípios.

Eloá apresenta as políticas públicas federais direcionadas para modernização das Prefeituras no encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Para as cidades que incluíram no planejamento a adoção de tecnologia, a diretora ressalta que além da conexão é preciso capacitar servidores e população para uso da rede, oferecendo plataformas para explorar as possibilidades positivas que a internet oferece. “As pessoas têm que estar aptas a utilizar e mais do que isso você tem que ter conteúdo”, observa.

Representantes de 100 municípios estão inscritos até o momento para o evento que acontece no Aeroporto Internacional Afonso Pena. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br. O diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o objetivo é promover a troca de experiências e levar informação aos gestores interessados na implantação de projetos na área visando eficiência de gestão, redução de custos e aumento de arrecadação. “O mais importante dessa tecnologia é melhorar a vida das pessoas, atendendo à demanda de um cidadão cada vez mais conectado. O momento atual também, no qual as Prefeituras enfrentam dificuldades financeiras, é fundamental que tenha no seu planejamento estratégico o uso de tecnologia para impactar em todos os segmentos”, afirma Marinho.

Modelo - No Congresso também serão abordados soluções de mercado e modelos em andamento nas cidades, como é o caso da Prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia, que trará o exemplo da localidade que caminha para se tornar referência para municípios com até 20 mil habitantes no que se refere a investimentos em tecnologia para melhorar a gestão e a vida das pessoas.

O 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio máster da ENW e da GOVBR; ouro da Exati Tecnologia, Camerite e IDS; prata do Instituto Cidades Inteligentes, Unicesumar, Sinax e Smart Matrix; e bronze da Universidade Positivo, CPN Informática – CCONET, SoftExpert e CaspBrasil, além do apoio estratégico do Fala Cidadão e CenturyLink.

A iniciativa também tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro - PR), Infraero, Sanepar, União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR), das Associações de Municípios AMCG, AMCESPAR, AMEPAR, ASSOMEC, AMERIOS, AMUSEP, AMSOP, AMUNOP, AMUNORPI, AMUNPAR, AMUVI, CANTUQUIRIGUAÇU, COMCAM e dos hotéis Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business e Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto.

Sem nome %281144 x 250 px%29