1144x150 %284%29

SAÚDE

Ação em Saúde da Unimed Costa Oeste mobiliza centenas de pessoas

O objetivo foi motivar a população a checar os sinais iniciais da saúde e buscar prevenir doenças

20/11/2017 - 18:19


Às vezes, falta apenas um “empurrãozinho” para mudar os hábitos em busca de uma vida melhor. A visita ao espaço organizado pela Unimed Costa Oeste no centro de Toledo, no sábado (11), pode ter sido a motivação para que Dannyll Candelário Rodrigues (38) comece a realizar exercícios a fim de colaborar com a sua própria saúde. Ele foi uma das mais de 100 pessoas que fizeram testes básicos na Ação em Saúde, que neste mês homenageou os homens dentro da Campanha Novembro Azul. “A gente que quer viver mais, tem que correr atrás”, disse ele, motivado a iniciar a mudança.

Por outro lado, o aposentado – mas ainda atuante – Laudir João Rotava (71) está com em dia com a sua saúde. Ele aferiu a pressão, fez o teste de glicemia, conferiu o Índice de Massa Corporal (ICM) e recebeu orientação do Dr. Rafael Santos. “Eu caminho todos os dias, estudo, trabalho, cuido da alimentação para não ter pressão alta nem diabetes”, relata sobre sua rotina. Por isso, tem condições de dar um conselho a todo os homens: “todos devem fazer o exame de próstata periodicamente, controlar a diabetes e a osteoporose”.

Esses e muitos outros casos passaram pelas mãos da equipe da Unimed Costa Oeste formada por técnicos de enfermagem, enfermeiro, farmacêutico e médico.  E o objetivo foi motivar a população a checar os sinais iniciais da saúde e buscar prevenir doenças – especialmente os homens. “Eles têm muita dificuldade em falar sobre si, em buscar uma ajuda médica e até mesmo saber como está a sua saúde. É por isso que estar em um ambiente como este facilita uma primeira aproximação”, destaca Dr. Rafael, que fez orientações durante toda a manhã.

Sem nome %281144 x 250 px%29