1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais reúne 100 municípios

Soluções tecnológicas para gestão das Prefeituras foram apresentadas no encontro realizado no Aeroporto Internacional Afonso Pena

24/11/2017 - 17:36


Formas de aplicar tecnologia e inovação para o desenvolvimento dos municípios do Estado foram apresentadas durante o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que reuniu nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), em São José dos Pinhais, gestores públicos de aproximadamente 100 municípios. O evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, trouxe soluções tecnológicas e modelos que possam ser aplicados na gestão das cidades. “A tecnologia não significa nada se não houver inteligência, baseada em um planejamento estratégico. Os municípios precisam pensar nela como uma facilitadora para melhorar a gestão e a vida das pessoas”, resumiu o diretor da RCD, José Marinho.

O compartilhamento de redes entre as Prefeituras por meio de consórcios deve ser uma tendência entre os municípios para baratear custos, na opinião da coordenadora geral do programa de Cidades Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Eloá Mateus. “Os recursos em tecnologia têm barateado cada vez mais, mas ainda assim eles são um custo elevado, principalmente, quando estamos falando de pequenos municípios. Com isso é possível comprar equipamentos melhores e oferecer serviços melhores para a população. Temos trabalhado isso no Ministério em algumas regiões, organizando esses municípios para compartilhamento dessa infraestrutura”, comentou ela, ressaltando a possibilidade para implantação de centros operacionais de monitoramento regionais ou ainda para outras áreas como mobilidade e saúde.

O Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Evandro Razzoto, destaca também a necessidade dos municípios buscarem a adoção de novos modelos de negócios em parceria com entidades e iniciativa privada. “O desafio é conectar esses importantes no processo para que gere resultados para todos os setores”, observa.

Modelos - Entre os modelos apresentados no encontro está o de Guaíra, no Oeste do Estado, que transformou o atendimento da saúde pública através da informatização. Monteiro Lobato (SP) é outra cidade referência em investimentos em tecnologia. “Trouxe a nossa experiência de inovação e tecnologia como ferramenta prioritária para que a gente pudesse fazer uma boa gestão, a integração com os munícipes e assim tomar decisões mais assertivas. Foi um Congresso de alto nível, com muitas experiências inovadoras, tanto para grandes municípios quanto para pequenos como é o de Monteiro Lobato e aprendi mais do que eu trouxe para compartilhar”, avaliou a prefeita.

O 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais teve o patrocínio máster da ENW e da GOVBR; ouro da Exati Tecnologia, Camerite e IDS; prata do Instituto Cidades Inteligentes, Unicesumar, Sinax e Smart Matrix; e bronze da Universidade Positivo, CPN Informática – CCONET, SoftExpert e CaspBrasil, além do apoio estratégico do Fala Cidadão e Level3/CenturyLink.

A iniciativa também contou com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Infraero, Sanepar, União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR), das Associações de Municípios AMCG, AMCESPAR, AMEPAR, ASSOMEC, AMERIOS, AMUSEP, AMSOP, AMUNOP, AMUNORPI, AMUNPAR, AMUVI, CANTUQUIRIGUAÇU, COMCAM e dos hotéis Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business e Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto.

Sem nome %281144 x 250 px%29