1144x150 %284%29

GERAL

Com homenagens aos ex-presidentes, a ACIT comemora os 50 anos

Com homenagens aos 33 ex-presidentes e ao atual dirigente, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) comemorou os 50 anos de sua fundação, na noite da última quinta-feira (23), no Olinda Hotel e Eventos.

24/11/2017 - 17:41


Além dos ex-presidentes e seus familiares, o evento reuniu diretores e conselheiros da gestão atual, autoridades políticas, lideranças empresariais de Toledo e região, empresários, convidados e profissionais de comunicação. Na ocasião, os ex-presidentes receberam o livro com o relato histórico de cada uma das gestões, de autoria do jornalista e escritor Luiz Alberto Costa.

Para o presidente Flávio Furlan, é muito significativo presidir a entidade justamente neste período em que se comemora o cinquentenário e poder homenagear todos os que voluntariamente se dedicaram à construção desta história. “Construir uma história de sucesso ao longo de 50 anos deu de fato muito trabalho. Foi necessário muito empenho, dedicação e total entrega à causa associativista. Enquanto dirigentes da ACIT, sempre participamos das lutas e tivemos a compreensão de que o empreendedorismo, o cooperativismo e principalmente o associativismo, são fundamentais para transformar o Brasil num país de primeiro mundo.”

Segundo Flávio, a ACIT chega aos 50 de uma maneira consolidada, sendo referência, auxiliando não só a comunidade toledana, mas todo o entorno da região oeste, junto com a Coordenadoria das Associações Comerciais e a Federação FACIAP. “Creio que todos os que já passaram e os que hoje fazem parte da diretoria e conselhos da entidade, têm o sentimento de que fizeram ou estão fazendo a sua parte e podemos nos orgulhar pelo trabalho realizado”, frisa.

O fundador e primeiro presidente da ACIT, Waldemiro Giacomazzo, discursou em nome dos demais ex-dirigentes. Relembrou que na época, em 1967, aquele pequeno grupo de 33 pessoas queria criar uma entidade que pudesse auxiliar no crescimento da cidade e somar forças junto com as autoridades políticas. “Batalhamos muito no início, até para trazer energia elétrica, transportes e comunicação. Toledo teve um extraordinário desenvolvimento e a Acit teve fundamental participação, se constituiu importante ferramenta para concretizar as principais demandas do município. Tudo isso, somado ao espírito empreendedor de toda sua gente, ao trabalho incansável de todos os agentes políticos que passaram por aqui nas últimas décadas”, destaca Giacomazzo.

Conforme o ex-presidente Danilo Gass, que preside a Comissão Especial dos 50 Anos, a qual coordenou os eventos realizados ao longo deste ano, a comemoração e homenagens foram momentos especiais, cheios de emoção. “Chegar aos 50 anos como uma entidade com grande sucesso e o respeito que possui, sendo exemplo para as demais, é motivo de orgulho, para nós, que somos associativistas natos. Neste evento a intenção foi dar o devido reconhecimento a todos estes voluntários, pelas contribuições.”

Presente no evento, o prefeito Lucio de Marchi parabenizou a todos os ex-presidentes, diretores e empresários que ajudaram a conduzir a entidade. “A ACIT sempre procurou fazer o melhor em cada gestão, e sem dúvidas, é uma entidade muito importante para o município. Tem uma história de tantas lutas em favor dos empresários e da cidade, por infraestrutura, educação, transporte, e todos a seu tempo contribuíram para o desenvolvimento de Toledo. Devemos muito à atuação da entidade e seus diretores”, disse.

O deputado José Carlos Schiavinato destacou também o importante papel da ACIT para o desenvolvimento da cidade. “A ACIT sempre abriu oportunidades para discussões de interesse do município, contribuiu em muito com as administrações, independente da sigla política, porque preza pelo desenvolvimento como um todo. Com certeza, Toledo continuará em seu ritmo de crescimento diferenciado, sempre com a parceria da entidade.”

Sem nome %281144 x 250 px%29