1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Universidades Estaduais do Paraná mantém categoria de excelência no indicador do MEC

O IGC é um dos indicadores que integra a avaliação e leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação.

30/11/2017 - 16:19


Cinco das sete universidades estaduais do Paraná mantiveram o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado neste semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e representa o ciclo de avaliação de 2016 do ensino superior no Brasil.

O IGC é um dos indicadores que integra a avaliação e leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação. Para entrar na categoria de excelência, uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5.

Aparecem na lista das melhores universidades estaduais do Brasil a estadual de Londrina (quinta colocada), de Maringá (sexta posição), do Centro-Oeste (sétimo lugar), do Oeste do Paraná (nona colocada), de Ponta Grossa – (décima segunda), do Norte do Paraná (décima quinta) e Estadual do Paraná (vigésima segunda posição). Foram avaliadas 36 universidades.

Universidades Estaduais

Entre as instituições públicas, seis universidades do sistema estadual de ensino superior aparecem entre as 100 melhores. A UEL ocupa a 25ª posição, seguida pela UEM em 28ª, Unicentro em 30ª, Unioeste em 41ª, UEPG em 55ª e UENP em 83ª.

“O Paraná é um dos estados onde os investimentos em educação são os mais contínuos e regulares, isso reflete na qualidade das universidades. Devido a esta iniciativa do Governo do Estado e aos esforços dos profissionais e estudantes nossos cursos de graduação, mestrado e doutorado as universidades estaduais constantemente obtém destaque em rankings nacionais e internacionais”, explica o secretário da Ciência. Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29