Img 3650

TRÂNSITO

Radares de Toledo são aprovados pelo IPEM

Nesta sexta-feira (1º), os equipamentos votaram ao funcionamento

01/12/2017 - 17:07


Os dois radares de controle de velocidade fixos de Toledo - Avenida Ministro Cirne Lima e Avenida Senador Atílio Fontana - aferidos pelo do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), no último dia 23, foram aprovados. O laudo de aprovação foi encaminhado para a Secretaria de Segurança e Trânsito na quinta-feira (30). Nesta sexta-feira (1º), os equipamentos retornaram em funcionamento.

De acordo com o diretor de Trânsito, Sidney Fernando Kühn, a verificação periódica anual apontou que os equipamentos foram considerados aptos ao trabalho de fiscalização, ou seja, sua medição está correta.

Conforme o diretor, a resolução 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece uma margem de erro de 7km/h, desta forma, um veículo transitando em uma via de velocidade máxima permitida de 60km/h pode transitar até a 67km/h. A partir de 68km/h o veículo é notificado e a velocidade considerada para a notificação é 61km/h. “Nos dois casos os radares apresentaram diferença menor que 2km/h em todos os testes”, detalha.

Ele explica que para o teste a diferença entre a velocidade medida pelo radar e pelo equipamento do IPEM não pode ser superior a 5km/h, ou seja, caso o aparelho apresente uma medição de 70km/h, o radar não pode apresentar uma medição menor que 65km/h ou maior que 75km/h. Ainda conforme o responsável, o laudo do radar fixo instalado na Avenida Maripa está vigente. O equipamento funciona normalmente.

Sem nome %281144 x 250 px%29