1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

DESENVOLVIMENTO

Sebrae incentiva trabalho em rede em prol ao desenvolvimento regional

Encontro com gestores focou as potencialidades dos territórios oeste e Cantuquiriguaçu

10/12/2017 - 13:49


Pelo menos 30 municípios dos territórios Oeste e do Cantuquiriguaçu tiveram representantes, na noite da última terça-feira (05), em Cascavel, do I Encontro dos Secretários Municipais das Áreas de Desenvolvimento Econômico, Planejamento Estratégico, Indústria e Comércio, organizado pelo Sebrae/PR.  O evento, mais do que trazer boas práticas de políticas públicas em favor do desenvolvimento de micro e pequenas empresas, lançou um desafio aos gestores para trabalhar potencialidades em redes, possibilitando o desenvolvimento territorial de forma mais linear e igualitária.
O consultor do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein, lembrou que o encontro teve como objetivo alinhar pautas que a entidade já possui com os municípios, mas que até então eram debatidas, prioritariamente, com o corpo técnico de cada prefeitura. “Assim os secretários de pastas convergentes podem formar uma rede com outras pautas de interesse comum. O Sebrae/PR quer apoiá-los para a implantação das políticas públicas para os pequenos negócios e na criação desta rede, lembrando que esta é a mesma pauta que já temos com os municípios”, afirmou.
Para o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, César Rissete, os municípios precisam se preparar para as mudanças. “Tradicionalmente, o poder público tem muita dificuldade para iniciar processos de transformação do desenvolvimento econômico. O que se propõe é fazer este modelo de transição de modo que os municípios tenham condições de transformar isso. Alguns fazem de forma mais rápida, outros têm mais dificuldades, precisamos perceber estas situações diferentes e ajudá-los nesta importante tarefa”, destacou.
Para o gestor, a primeira questão a ser observada pela administração pública, assim como em uma empresa privada, diz respeito ao planejamento. “Primeiro é conhecer a realidade e fazer um diagnóstico dos ambientes, o passo seguinte é pactuar este planejamento com a sociedade organizada para saber quais ações e como elas devem ser desenvolvidas”, completou.
Esta integração entre os setores público e privado pautou a fala do gerente regional Orestes Hotz. Para Orestes, mais do que pensar o desenvolvimento, o caminho está em traçar boas estratégias para que ele de fato ocorra.
“Os secretários de desenvolvimento têm a responsabilidade de dar um impulso ao crescimento nos municípios. Não é uma tarefa fácil, mas é possível fazer muita coisa. Quando se fala em um programa de desenvolvimento territorial, como é o caso do Território do Cantiquiriguaçu e do Programa Oeste em Desenvolvimento, não se pode pensar em desenvolvimento sem a integração entre o público e privado. Isso é essencial e se não existir, nada acontece porque onde os dois trabalham juntos, os resultados são muito melhores, não há outro caminho senão a integração”, considerou.
Entre os exemplos palpáveis de integração e de modelos regionais de desenvolvimento estão municípios como Palotina, Guaira e Santa Helena.
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Palotina, Lara Biezus lembra que este fomento está pautado em cinco pilares: agroindústria agroalimentar, proteína animal, metalomecânica e energia limpa, todos focados com a integração pública e privada. “A organização por territórios já nos permite um excelente diálogo e a integração para o avanço destas ações de desenvolvimento. Nos coloca mais próximos dos outros municípios e do setor privado”, afirmou.
De Guaíra, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento, Adriano César Richter, lembra que a palavra-chave é a desburocratização. Para facilitar e agilizar a abertura de novas empresas ou estimulo ao surgimento de novos microempreendedores individuais, o Município está unindo departamentos e secretarias. “Porque entendemos que um ambiente menos burocrático e ágil beneficia principalmente os pequenos negócios e são eles que estão mantendo os empregos em todo o País”, lembrou.
No município de Santa Helena, a proposta é estimular o desenvolvimento da microrregião potencializando a industrialização, agregando valor aos produtos. “Todos os anos produzimos cerca de R$ 1 bilhão e fornecemos os produtos in natura para outros municípios processarem e terem o valor agregado. Por isso, estamos abrindo uma licitação e oferecendo os incentivos para a construção de um frigorifico para abates de suínos e mais tarde de aves que vai atender a microrregião de Santa Helena. Além de manter as riquezas no município, vai gerar mais empregos e renda para todos”, destacou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lenecir José Benacchio.
Os organizadores lembram ainda que estes encontros e os ajustes para novos debates será retomado com uma extensa lista de cooperação em 2018.


 

Sem nome %281144 x 250 px%29