1144x150 %284%29

AMBIENTE

Toledo recebe Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de resíduos sólidos

O evento será realizado no Centro de Eventos Desireé Refosco, das 08h30h às 17h30.

23/01/2018 - 17:07


Toledo recebe no dia 2 de fevereiro a I Oficina Técnica do Plano Estadual de Resíduos Sólidos para a Apresentação e validação do Panorama de Resíduos Sólidos do Estado e da Região do município. O evento será realizado no Centro de Eventos Desireé Refosco, das 08h30h às 17h30. Os interessados em participar devem fazer a inscrição aqui.

“Toledo foi selecionada entre municípios para ser sede deste evento. Essa reunião centralizada irá reunir os municípios do entorno e tem como objetivo apresentar o plano, etapas, cronograma e terá um espaço para o público fazer as sugestões para complementar este estudo conforme cada região. Com base nesse estudo, essas informações serão formadas as diretrizes que o Plano deve ter com base no diagnóstico e nas Oficinas”, explica o coordenador do Aterro Sanitário Flávio Scherer.

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná – PERS/PR é um importante instrumento no processo de planejamento da gestão de resíduos sólidos no Estado. Além dos resíduos sólidos urbanos, o PERS/PR contemplará os resíduos de saúde, de construção civil, de transporte, de mineração, de saneamento, industriais e agrossilvopastoris; e a logística reversa. Para a elaboração do Panorama 66 municípios foram visitados, incluindo Toledo no dia 30 de agosto.

A oficina é promovida pelo Consórcio EnvEx-Engebio, responsável pela elaboração do PERS/PR juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA/PR. Além de Toledo, a I Oficina Técnica Regional será realizada em mais cinco municípios do Paraná, englobando todos os municípios da região. São eles: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Em cada um desses municípios será apresentado o Panorama dos Resíduos Sólidos do Estado e da Região correspondente.

Região de Toledo

Confira a lista com os municípios participantes: Ampére, Anahy, Assis Chateaubriand, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Bom Jesus do Sul, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Cruzeiro do Iguaçu, Diamante do Sul, Diamante d’Oeste, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Entre Rios do Oeste, Espigão Alto do Iguaçu, Flor da Serra do Sul, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Lindoeste, Manfrinópolis, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Marmeleiro, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Quatro Pontes, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo, Três Barras do Paraná, Tupãssi, Vera Cruz do Oeste e Verê.

Sem nome %281144 x 250 px%29