1144x150 %284%29

SAÚDE

Como se alimentar bem no calor

A melhor opção é ingerir alimentos leves, como frutas e verduras. Se for à praia, tenha cuidados com o processo de preparo de frutos do mar.

09/02/2018 - 08:43


Época de relaxar. As altas temperaturas do verão fazem com que muitas pessoas façam viagens à praia com os amigos e família para aproveitar a estação mais quente do ano de forma mais refrescante. Entretanto, para todos os casos, viajando ou não, é importante ficar atento para não se descuidar de uma alimentação saudável, experimentar alimentos de má qualidade ou comidas que não estejam bem conservadas, pois os alimentos também sentem o impacto do calor.  

A melhor opção é sempre ingerir alimentos leves, dando preferência para frutas e verduras, que mantém o corpo hidratado ao mesmo tempo em que é uma refeição mais adequada ao clima.

O coordenador substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica que sobre alimentos submetidos a elevadas temperaturas. “Por exemplo, mesmo com um vendedor ambulante tendo preparado a comida com cautela e higiene, ele vai ter o risco de ter uma proliferação de bactérias que possam causar alguma infecção alimentar, já que ele vai caminhar muito tempo no sol”.

Para quem vai à praia, um cuidado que deve ser levado em conta, além da ingestão de molhos, é a questão com os frutos do mar, que são bem mais sensíveis. “Muito cuidado com aqueles camarõezinhos no espeto. Busque, de preferência, restaurantes em que você sabe que a preparação vai ser mais fresca. Ou então compre você mesmo e prepare em casa”, alerta o coordenador.

No site do Ministério da Saúde é possível acessar gratuitamente o Guia Alimentar para População Brasileira, que contém diversas dicas para uma boa alimentação, de maneira fácil e de acordo com cada região brasileira.

Sem nome %281144 x 250 px%29