1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

UNILA se prepara para recepcionar novos alunos

As atividades acadêmicas na Instituição têm início no dia 5 de março - apenas para os veteranos do curso de Medicina que aulas começarão no dia 19 de fevereiro.

09/02/2018 - 14:18


A comunidade acadêmica da UNILA está se mobilizando para receber os novos estudantes. Para o primeiro semestre de 2018, a Universidade ofertou 1.415 vagas, para alunos brasileiros e estrangeiros. Os novos discentes começam a chegar à Instituição no dia 19 de fevereiro, quando se iniciam as matrículas dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que segue até 21 de fevereiro. Já os ingressantes estrangeiros matriculam-se de 27 de fevereiro a dois de março. As atividades acadêmicas na Instituição têm início no dia 5 de março - apenas para os veteranos do curso de Medicina que aulas começarão no dia 19 de fevereiro.

Parte dos novos discentes – sobretudo os que não residem em Foz do Iguaçu - tem buscado informações com os acadêmicos veteranos antes de desembarcar na cidade. Nesse contexto, estudantes da UNILA têm se mobilizado para apoiar os calouros com informações sobre os cursos da UNILA, sobre a cidade, hospedagem solidária, repúblicas e matrícula. A comunidade acadêmica também se mobiliza com a preparação da semana dos calouros, oficinas e promoção de projetos de acolhimento aos ingressantes.

Um desses projetos de acolhimento, escolhido por meio de um edital, está sendo coordenado pela estudante de Arquitetura e Urbanismo Nicole Garay. A partir da experiência de trabalho em imobiliárias, no Chile, a discente decidiu repassar esses conhecimentos aos ingressantes que buscam alugar imóvel pela primeira vez. “Minha ideia é organizar ofertas de aluguel de propriedades, nas quais estejam claras as condições de pagamento. Para isso, criamos um site onde pode ser encontrada oferta de aluguéis, além de assessoria para assinatura e tradução de contratos”, explica.

Nessa mesma página, a acadêmica está organizando uma lista de estudantes veteranos que estão disponibilizando hospedagem solidária – cada caso, com ofertas específicas em relação ao período e condições dos anfitriões. As vagas dessas hospedagens também estão sendo publicadas nas mídias sociais. “Além disso, minha ideia é trabalhar com estudantes de Arquitetura para oferecer assessoria técnica de melhorias dentro das repúblicas dos estudantes. Também pretendo, por meio da extensão, trabalhar com conhecimentos dos estudantes de Arquitetura e DRUSA (curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar), para realizar hortas nas casas e ajudar na economia do estudante”, aponta Nicole.

Mobilização e informações

Organizar e trocar informações que esclareçam dúvidas dos ingressantes é outra ação promovida pelos discentes, para que os calouros tenham condições de avaliar fatores que possam interferir na permanência na Universidade. O projeto, intitulado “Abraço Capivara”, é coordenado pelo estudante de Engenharia Civil de Infraestrutura Fernando Calegari, que já desenvolve voluntariamente, desde 2012, um trabalho de apoio aos calouros. “Esse projeto consiste em elaborar mecanismos que auxiliam na decisão de vir até a UNILA fazer a matrícula e que possam amenizar os problemas enfrentados no começo, com relação à avaliação dos custos na cidade, locação de imóveis e localização em Foz do Iguaçu”, explica o acadêmico. Calegari criou a página Mobilização Estudantil no Facebook:

As boas-vindas dos estudantes veteranos também trazem uma preocupação com a saúde dos discentes que chegam. A estudante de Medicina da UNILA Caroline Sousa desenvolve o projeto “Bem-vindos”. A proposta busca, entre outras ações, esclarecer aos novos estudantes sobre os procedimentos em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), que pode ser acionado em caso de emergência. “Um dos objetivos específicos é proporcionar oficinas para conhecer o SUS, falar sobre o RCP (reanimação cardiorrespiratória) e sobre a importância de um socorro adequado no caso de acidentes”, propõe a acadêmica.

Acolhimento e tutoria

O evento oficial de recepção dos novos estudante será a Semana de Acolhimento Estudantil, agendado para os dias 5 e 9 de março. Na ocasião, além da recepção por parte dos Institutos, acontece uma mesa-redonda com objetivo de prestar esclarecimentos sobre os serviços que a UNILA oferta para o bem-estar do estudante, bem como a apresentação do Ciclo Comum – composto pelos eixos "Línguas, Epistemologia e Metodologia" e "Fundamentos da América Latina". Na Semana, também haverá apresentação dos serviços públicos do município de Foz do Iguaçu, uma aula inaugural no dia 8 e atividades organizadas pelos estudantes. Confira a programação no site da UNILA.

Os calouros de outros países podem ainda participar do Programa de Acolhimento aos Ingressantes Estrangeiros, no qual recebem tutoria dos estudantes veteranos. Essa rede de apoio já acontece informalmente entre os acadêmicos e, neste primeiro semestre, terá um facilitador - no que tange à apresentação e troca de contatos entre os estudantes - por meio do Programa, que é coordenado pelas pró-reitorias de Assistência Estudantil (PRAE) e de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT).

A proposta é estimular um ambiente de integração para os estudantes estrangeiros que chegam a Foz do Iguaçu e diminuir as dificuldades que eles possam ter com questões burocráticas, psicológicas, acadêmicas e de ambientação à cidade e à Universidade. No total, 160 estudantes veteranos se disponibilizaram, voluntariamente, para serem tutores.

Sem nome %281144 x 250 px%29