Casa de not%c3%adcias 1144x150

AGRICULTURA

Como identificar se um alimento é orgânico

Livre de alterações químicas, os alimentos orgânicos são mais saborosos e contemplam os recursos naturais

14/02/2018 - 11:09


Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos de maneira natural, sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou quaisquer outras substâncias sintéticas que estimulem o crescimento dos alimentos ou agridam o meio ambiente. Mas na hora de fazer a feira como saber se o que você está comprando é orgânico ou não? A resposta é simples. Alimentos orgânicos tem um selo de certificação. 

Há mais de 15 anos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelece os procedimentos de avaliação do valor orgânico dos alimentos e há um processo rigoroso de auditoria para que seja comprovado e certificado. A  nutricionista e presidente da Associação dos Nutricionistas do Oeste do Paraná,  Jaciara Reis, diz que vários produtores, que antes produziam de forma convencional, atualmente estão em período de transição para o orgânico. “Eles passam por uma análise. Tem seu solo verificado, as mudas que ele utiliza e o processo de adubação – que deve ser, preferencialmente, por compostagem. É  um longo processo que vai indicar a produção de modo natural”, explica. 

O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) concede um selo que garante que um alimento oferecido é, de fato, livre de alterações químicas. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo deve contemplar  o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais,  respeitando relações sociais e culturais. 

No entanto, existem os produtores que ainda estão em processo de mudança e  obtenção da certificação. Então, na hora de ir à feira, vale conversar com o  feirante para saber a origem dos alimentos expostos. “Geralmente eles avisam  que estão vendendo produtos sem defensivos agrícolas e que ainda estão em  processo de obter o a certificação”, diz Jaciara. 

A nutricionista ainda destaca que vale a pena procurar por lugares específicos na hora de fazer as compras. “Os produtores vão ter o prazer de explicar toda a produção e os benefícios de ingerir alimentos sem defensivos agrícolas”, comenta.

Em Toledo existe a Feira Agroecológica, que acontece no saguão da  Universidade Estadual do Oeste do Paraná duas vezes por semana. Às terças-  feiras pela manhã – a partir das 9h, e às quintas-feiras feiras a partir das 17h.  “O alimento orgânico é normalmente mais saboroso que o produzido por  métodos convencionais. Além disso, a procura estimula a oferta. Quanto mais  pessoas optarem por produtos orgânicos, mais dispostos os agricultores estarão  para produzi-los. Com o tempo, o preço pode sair mais em conta e com muito  mais qualidade”, conclui. 

Sem nome %281144 x 250 px%29