Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Toledo terá ambulatório de especialidades pediátricas

Os atendimentos serão na Central de Especialidades, uma vez por semana.

16/02/2018 - 18:11


A Prefeitura de Toledo dará mais um passo no fortalecimento da rede pública de saúde. Após o Ambulatório de Gestação de Alto Risco, a Secretaria Municipal da Saúde inicia a partir da próxima semana o Ambulatório de Especialidades Pediátricas, com atuação nas áreas de Gastropediatria; Endocrinopediatria; Alergia e Imunologia pediátrica. Os atendimentos serão na Central de Especialidades, uma vez por semana.

Para o atendimento especializado é necessário o encaminhamento do pediatra da Unidade Básica de Saúde (UBS), ou do médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Conforme a diretora de Atenção Especializada, Larissa Ribeiro, o Ambulatório de Especialidades Pediátricas chega para mudar a realidade do atendimento na rede pública municipal. “Não tínhamos estes atendimentos no município pelo SUS e encaminhávamos essas crianças para Curitiba, contudo, dependíamos das vagas disponibilizadas pelo Estado. Dessa maneira demorava-se para conseguir as consultas e os pacientes demoravam a iniciar o tratamento”.

Conforme o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, a implantação trata-se de um grande esforço que o Governo municipal tem feito para reestruturar a rede pública de saúde do município. “A gestão não vem medindo esforços para avançar. Estamos ampliando os serviços oferecendo mais qualidade para a população”, pontua.

Desde 2017 os investimentos da saúde no município não param. Além da abertura do Mini-hospital, reformas das UBS, ampliação do horário de atendimento nos distritos, mais médicos contratados, dentre outros avanços.

Novas obras

Duas novas obras financiadas pelo Estado devem trazer ganhos importantes a todo o sistema de saúde. Muito esperada pela comunidade de Nova Sarandi a reforma e ampliação na UBS está em andamento. De acordo com o projeto, serão 200 metros de área construída incluindo espaço para saúde, farmácia, sala de imunização, sala de curativos, sala de aplicação de medicamentos, três consultórios sendo um ginecológico, uma sala de inalação coletiva e um consultório odontológico.

A obra tem recursos oriundos do município e do Estado por meio de indicação do deputado estadual José Carlos Schiavinato. O valor total do investimento é de R$ 394.289,31. Destes, o incentivo financeiro do Estado é de R$ 107.990,60.  O Governo do Estado também garantiu recursos para a reforma da Vila Industrial. Os projetos para a reforma já estão pronto aguardando a liberação dos investimentos. Caso o recurso não seja depositado até o dia 28 deste mês, a Prefeitura fará uma licitação e custeará a obra com recursos próprios.

Sem nome %281144 x 250 px%29