Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Passe Atleta continua beneficiando atletas de Toledo

O programa inédito no país foi criado em 2014 na gestão da então secretária de Esportes Marli Gonçalves Costa e do prefeito Beto Lunitti

22/02/2018 - 18:44


Nesta semana a Administração iniciou a distribuição dos cartões do Programa Passe Atleta, que beneficia diversas modalidades esportivas. O beneficio é inédito no Brasil e gera uma economia significativa para os pais dos atletas que chegam ao rendimento e necessitam do transporte público para os deslocamentos até os polos de treinamento. Segundo a vereadora Marli do Esporte, que na época da criação do programa em 2014 era secretária de Esportes e Lazer, a continuidade da política pública reforça a importância do benefício para os atletas e também do retorno ao município. No total esse ano serão distribuídos 200 cartões Passe Atleta.

Na terça- feira (20) foi realizada a entrega de 24 cartões Passe Atleta na ABATOL para os atletas da modalidade de basquetebol masculino de Toledo que disputam as categorias de rendimento. Neste ano foram priorizadas a equipe juventude devido a realização dos Jojups no mês de setembro na cidade de Toledo. Para a técnica responsável pelo basquete masculino Lourdes Kappes“é fato  que as escolinhas municipais atendem um público cujas famílias, não raro, são de origem humilde ou residem distantes dos locais de treinamento. Em algumas situações estes jovens não possuem condições para pagar o transporte, e através do Passe  Atleta eles são contemplados com  oito (8) passes semanais, permitindo uma maior participação nos treinos”.

Histórico

Atendendo uma reivindicação antiga dos professores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), presidentes de associações esportivas e pais dos atletas, a Prefeitura de Toledo, em parceria com a Viação Sorriso de Toledo, o Programa Passe Atleta foi lançado em 2014, quando a então secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa  era a gestora da pasta. Ao todo foram disponibilizados 200 cartões, com 4.400 passagens/mês, distribuídas e organizadas pelos professores das modalidades e a divisão ocorreu por número de participantes nas equipes de rendimento.

O benefício, inédito no Brasil, é um marco importante na história do esporte toledano, já que vai proporcionar uma significativa economia para os atletas que chegam ao rendimento e precisam usar o transporte público para os deslocamentos. “Quando crianças e adolescentes chegam ao nível das equipes de rendimento, precisa se locomover até os pólos de treinamento específicos da modalidade”. Marli acrescentou que esta mudança, muitas vezes impede que o que os desportistas continuem participando das escolinhas do município. “É fato notório que as escolinhas municipais atendem um público cujas famílias, não raro, são de origem humilde ou residem distantes dos locais de treinamento. Em algumas situações estes jovens não possuem condições para pagar o transporte”.

O Passe Atleta foi conseguido a partir de uma parceria com a concessionária do transporte coletivo Viação Sorriso.

Sem nome %281144 x 250 px%29