1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Brasil possui uma das tecnologias mais caras do mundo

O preço dos produtos está entre os cinco mais caros entre 125 países

09/03/2018 - 09:26


Internet, celulares, computadores, redes sociais. Atualmente é difícil alguém se imaginar vivendo em um mundo sem tecnologia. Além de serem ferramentas de lazer, também são ferramentas de trabalho e produtividade. No entanto, para muitos é difícil manterem-se atualizados com as tecnologias digitais no Brasil. Isso porque os produtos tecnológicos estão entre os cinco mais caros do mundo.

O dado foi divulgado esta semana através de um relatório feito pelo Banco Mundial (Bird), que realizou uma pesquisa em 125 países. Além do Brasil, apenas alguns países da África completam o top cinco das cestas de serviços digitais mais caros do mundo. Segundo o relatório, por exemplo, em 2017 um iPad no Brasil custava mais caro do que em 57 países pesquisados. “Era duas vezes mais caro do que os preços na Califórnia ou Hong Kong”, diz o documento.

O texto também afirma que o custo elevado dos preços é justificado pelas altas tarifas de importação e dos impostos. “A eliminação dessas barreiras elevaria a adoção de novas tecnologias por arte de empresas em algo entre 17% e 37%. Com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita aumentaria pero de 1,5% ao ano”, aponta o estudo. Além disso, também aumentaria a renda media, a adoção de tecnologias aumenta o potencial da produtividade, a criação de empregos e os salários.

O relatório do Bird relata ainda que a mobilidade social é maior nas regiões onde há mais coberturas de internet. “A inovação abriria portas para que os indivíduos menos favorecidos migrassem da baixa para a alta renda no espaço de uma geração, caso o talento empresarial fosse uniformemente distribuído na população”, afirma o documento.

 

Por: Daniel Felício 

Sem nome %281144 x 250 px%29